Desumidificador para Indústria de Ferro/Metalúrgicas

Desumidificador para Indústria de Ferro
Desumidificador para Indústria de Ferro

Hoje, a exploração do minério de ferro faz parte da nossa sociedade. É comum o uso do aço em construções e objetos diversos que vemos no nosso dia a dia, como na estrutura de pontes e na fabricação de carros, navios e aviões. Portanto, assim como qualquer outro material, o ferro deve ser preservado para manter o funcionamento dos objetos que o utilizam.

Na armazenagem do ferro, a indústria deve tomar alguns cuidados para que não tenha que lidar com prejuízos e descarte de materiais. A principal preocupação é em relação à corrosão que é causada por reações químicas que acontecem na presença de umidade. Quando a água (forma líquida) ou vapor de água (gasosa) entra em contato com o material, ele começa a oxidar, assim como o material começa a mudar de cor e também apresentar pontos e manchas na superfície. O problema pode se espalhar, consequente gerando hidróxido de ferro, mais conhecida como ferrugem.

A relação entre umidade alta e a corrosão do ferro

Como são utilizados diversos produtos derivados do ferro, como aço, cobre, níquel e zinco, todas elas devem seguir um padrão de qualidade para que evite a perda em excesso.

Para a armazenagem de produtos que contenham ferro, recomenda-se que a umidade relativa do ambiente esteja abaixo de 40%, evitando que se forme ferrugem nos materiais, o que acaba gerando prejuízo para quem o utiliza.

Além de causar prejuízos para seu negócio, os fungos também fazem mal à saúde de todos que frequentam o local. Como a proliferação de microrganismos resulta na corrosão dos objetos, a oxidação acaba abrindo fendas que abrigam bactérias, como a Clostridium tetani, que causam o tétano. Portanto, é preciso tomar cuidado no manuseio dos materiais e buscar mantê-los longe da umidade.

Além do que, o estoque de materiais industriais é sempre muito grande, os produtos podem ficar guardados em galpões por muito tempo. Essa longevidade do ferro pode ser afetada se não for realizado o controle de umidade. Locais como armazéns sofrem com a falta de ventilação e luz, o que contribuem para o aparecimento de problemas e, consequentemente, o descarte total das peças.

O controle de umidade em metalúrgicas

Aliadas à indústria do ferro, as metalúrgicas estão presentes em diversos serviços que utilizamos no nosso dia a dia e que também devem prezar pela qualidade de seus materiais, já que são utilizadas na fabricação de equipamentos hospitalares e na construção civil. Em 2017, a metalurgia foi uma das responsáveis pela volta do crescimento industrial no Brasil. O setor cresceu 4,7% no período. Até outubro de 2018, a indústria metalúrgica movimentou R$ 13 bilhões em vendas de seus materiais, gerando mais de cinco mil empregos no segmento.

Se os materiais possuem defeitos e necessitam ser descartados, o resultado é o prejuízo do setor, que causa impacto na economia do país. No caso do metal, os cuidados devem ser feitos para que seja evitado seu contato com a água. É estimado que cerca de 30% do aço produzido mundialmente é utilizado para substituir peças corroídas. Portanto, é imprescindível que haja esse o controle de umidade para que não descartem materiais danificados.

O problema da corrosão e da diminuição da vida útil do aço também interfere nas construções civis. A conservação do material deve ser feita corretamente para que a estrutura de prédios e pontes, por exemplo, não corram o risco de causar acidentes irreparáveis.

O estoque de peças de aço também merece uma atenção especial. Em ambientes fechados é possível realizar o controle de temperatura e umidade para evitar os problemas citados acima, já os materiais guardados em áreas abertas, devem ser cobertos com lonas para que não sejam danificados pela chuva e também é recomendado o uso de paletes de madeira para evitar o contato do aço com o chão.

A importância do desumidificador para prevenção da ferrugem

Como a alta umidade é a maior inimiga do ferro, é preciso que ela seja controlada para não danificar o produto, seja ele estocado para venda ou de uso pessoal. Além de causar prejuízo para a sua indústria, a corrosão de materiais de aço também pode causar acidentes em construções e colocar a vida de pessoas em risco.

Todo o processo de cuidado com o material deve começar no momento em que ele é armazenado nos galpões das metalúrgicas ou indústrias de ferro. Para isso, são recomendados os desumidificadores de ar Desidrat, que prezam pelo controle da umidade do ambiente, evitando que as partículas de água entrem em contato com os produtos e resultem na oxidação, corrosão e por último na ferrugem.

Também dentro de casa objetos comuns correm o risco de enferrujar. Por isso, é necessário escolher o Desidrat correto para o uso em determinados tipos de ambientes. O desumidificador de ar é ideal para ambientes residenciais, que atendem espaços de 1m³ até 500m³, e também ambientes industriais, que podem ser utilizados para locais de até 25.000 m³.

Contate um de nossos consultores para a indicação do Desidrat correto para o seu negócio.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores para indústria do ferro:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar