Desumidificador para Hangar/Aeroporto

Desumidificador para Hangar/Aeroporto
Desumidificador para Hangar/Aeroporto

De grande importância para manutenção e controle de qualidade das aeronaves destinadas a voos comerciais, os hangares devem adotar medidas de segurança rigorosas para evitar acidentes e manter sob controle as condições climáticas para preservar peças armazenadas ali.

Qualquer dano causado pela umidade às peças, pode provocar mau funcionamento de aviões, helicópteros e jatinhos. Para abrigar aeronaves cujos custos ultrapassam milhões de reais, é preciso priorizar a proteção contra perigos naturais, desde a elaboração do projeto do hangar até seu funcionamento no dia a dia.

Necessário para atender a crescente demanda aérea de uma das maiores frotas do mundo, o serviço de hangaragem deve cumprir os protocolos exigidos pelos órgãos fiscalizadores, prezar pela conservação de cada aeronave e, por fim, garantir excelência no atendimento de passageiros e pilotos.

Os problemas causados pela alta umidade nos hangares

Em 2014, uma aeronave da TAP que realizava o trajeto Lisboa-São Paulo teve problemas apenas um minuto após sua decolagem. O motor estava com peças corroídas e isso causou prejuízo. Algumas partes se desprenderam da aeronave e caíram sobre prédios e carros, além de provocar um pouso de emergência.

Ao pagar pelo serviço de um hangar, é esperado que uma aeronave tenha todo o trabalho de manutenção e segurança devidamente feitos e suas necessidades sejam atendidas. Em alguns casos, as aeronaves podem ficar paradas por até 18 meses.

Microrganismos como fungos, se proliferam com umidade acima de 70% e danos às peças de ferro, como ferrugem, são causados principalmente pela alta umidade relativa do ar. Em contato com as partículas de água presentes no local, a oxidação do equipamento é certeira.

Como ocorre a ferrugem

Como ocorre a ferrugem

1º - O oxigênio penetra no ferro em um nível atômico e inicia o processo de comprometer a resistência do material, enfraquecendo suas ligações através de um novo composto chamado óxido.

2º - As moléculas de água presentes no ar em forma de umidade aceleram o processo de oxidação e desgastam a estrutura do ferro, desde sua superfície até o centro do metal.

3º - O ferro oxidado assume a famosa coloração laranja e começa a esfarelar, degradando o metal e causando sua perda de densidade. Se o processo não for contido, pode ocorrer a perda total do material.

De acordo com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil - RBAC nº 145, é necessário que a manutenção de aeronaves seja realizada em local com controle de temperatura e umidade, para assegurar que a revisão, o conserto e o estoque de peças e materiais sejam realizados corretamente. Além disso, o depósito de inflamáveis utilizados pela aeronáutica deve ser mantido arejado para evitar acidentes.

Todos esses problemas, além da dor de cabeça causada em passageiros e tripulantes, podem ser evitados com o controle de umidade dos hangares. O uso de um desumidificador de ar faz com que o ambiente mantenha os níveis corretos, evitando a corrosão de peças e aeronaves.

O uso de desumidificadores de ar em hangares

Cuidados durante a manutenção de uma aeronave podem ser determinantes para que não ocorram acidentes graves. A corrosão de peças, como o motor, é algo que não pode acontecer. Este problema só é evitado quando há controle da umidade do ambiente.

Além disso, as salas de simulação de voo, por exemplo, contam com diversos equipamentos que podem corroer facilmente se a umidade do ambiente estiver alta.

Áreas do hangar/aeroporto onde o uso do desumidificador é fundamental.

  • Armazenamento de peças (Hangar)

    Armazenamento de peças (Hangar)

    Para evitar o deterioramento das peças por conta da ferrugem causada pelo alto teor de umidade do ar.

  • Produção e armazenamento do polímero da asa (Hangar)

    Produção e armazenamento do polímero da asa (Hangar)

    Para controlar a umidade do ambiente de produção e armazenamento do composto de resina e polímeros localizados nas asas das aeronaves.

  • Manutenção e armazenamento dos aviões (Hangar)

    Manutenção e armazenamento dos aviões (Hangar)

    A manutenção e o armazenamento dos aviões devem ser realizados em um local com temperatura e umidade adequados para manter a qualidade e segurança das aeronaves, evitando a corrosão das peças.

  • Salas de simulação (Hangar)

    Salas de simulação (Hangar)

    As salas de simulação de voo possuem diversos equipamentos eletrônicos que podem se deteriorar facilmente em contato com a umidade em excesso.

  • Secagem dos trajes e equipamentos de emergência (Aeronave)

    Secagem dos trajes e equipamentos de emergência (Aeronave)

    Para preservar a qualidade dos trajes e equipamentos utilizados pelos passageiros e tripulação em caso de emergência, evitando que eles sejam danificados devido a alta umidade do ar.

  • Armazenagem das refeições (Aeronave)

    Armazenagem das refeições (Aeronave)

    Para evitar a contaminação biológica ocasionadas por fungos e manter a integridade dos alimentos, é essencial controlar a umidade do ambiente em que as refeições são armazenadas.

  • Armazém de carga (Aeroporto)

    Armazém de carga (Aeroporto)

    Para que a conservação de carga armazenada seja feita de forma correta e evite deteriorações em seu conteúdo.

Os desumidificadores de ar Desidrat trabalham para que os hangares sejam mantidos com a umidade até 50%, nível máximo suportado para peças de ferro sem que formem ferrugem. Os equipamentos também auxiliam no bem-estar dos trabalhadores do hangar e dos passageiros que vão usar a aeronave, impedindo a proliferação de bactérias que podem causar alergias respiratórias. O Desidrat ainda preserva as cargas que chegam todos os dias nos aeroportos.

Para manter o controle de umidade e um ambiente sem correr o risco de danificar peças, é recomendado o uso de um desumidificador Desidrat. A Thermomatic possui a linha mais completa de desumidificadores de ar do Brasil.

Principais Clientes Atendidos:

Principais Clientes Atendido: Gol, Latam Airlines etc.

O desumidificador de ar Desidrat permite que a umidade seja controlada e garante a qualidade do ar no hangar e nos ambientes de carga dos aeroportos. Assim, as partículas de água presentes no ar não interferem na manutenção das aeronaves e também não danificam os carregamentos nos galpões dos aeroportos.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores para controle de umidade em hangar:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet