Desumidificador para Indústria de Rações

Desumidificador para Indústria de Rações
Desumidificador para Indústria de Rações

A indústria brasileira de produtos voltados aos animais de estimação é um dos segmentos que continua crescendo, apesar da crise financeira enfrentada pelo país nos últimos anos. Esse impulsionamento do mercado pode ser explicado devido ao constante tratamento do animal como membro da família, conforme apontam pesquisas realizadas pela Euromonitor International Research.

Diante desta consideração, os donos investem cada vez mais na saúde e na qualidade de vida dos pets. E isso inclui, principalmente, prover alimentos com excelência que supram as necessidades nutritivas de seus animais de estimação.

Para atender a esse mercado, a indústria de rações precisa enfrentar grandes desafios para prezar pelo alto nível em todas as etapas, desde o tratamento das matérias-primas durante a produção até seu estágio final durante a armazenagem.

Portanto, é necessário tomar as devidas precauções em relação às condições físicas e climáticas do ambiente, como o controle da umidade relativa do ar, por exemplo. Afinal, a umidade pode influenciar em várias etapas do processo, devendo ser regulada para gerar os resultados estimados.

Dessa forma, evita-se propiciar ameaças à saúde dos animais e também o desperdício de matéria-prima, uma vez que, caso os insumos ou produto final sejam contaminados, o descarte é inevitável.

Como a umidade influencia nos processos de peletização das rações

A peletização é o processo que transforma materiais farelados em pellets ou grânulos para melhorar o valor nutricional da ração, favorecendo a digestão e diminuindo os microrganismos nocivos que possam contaminar o alimento.

Esse processo é feito através de tratamentos térmicos (por meio do controle da temperatura e da umidade) e pressão. Cada fórmula requer um tratamento específico para oferecer o melhor desempenho, como:

Ureia

A ureia é uma substância higroscópica, ou seja, tem alta capacidade de absorção da umidade do ambiente. Portanto, sua utilização em rações demanda baixa umidade e temperatura em sua preparação.

Amido

Rações que possuem uma grande quantidade de amido precisam de uma alta temperatura e teor de umidade para assegurar a qualidade dos pellets e gerar uma boa gelatinização. Os açúcares derivados desse procedimento servem como aglutinantes.

Proteínas

As substâncias proteicas necessitam que o ambiente esteja adequado com alta temperatura e baixa umidade, visto que as gotículas de água podem interferir em sua consistência, deixando-a grudenta.

Além do processo de peletização, a umidade também deve ser regulada em todas as etapas de fabricação e armazenamento de rações, já que seu excesso pode causar impactos negativos em diversos aspectos.

Processo de fabricação das rações:

Infográfico processo de fabricação das rações:

Problemas causados pela alta umidade na indústria de rações

A excelência das rações tem início já no recebimento e armazenagem das matérias-primas e pode influenciar diretamente no custo-benefício da fabricação. E para preservar a integridade dos alimentos, é preciso prestar atenção à umidade do ar em abundância, afinal, ela é capaz de ocasionar diversos danos como:

  • Empedramento dos insumos

    Empedramento dos insumos

    A alta umidade no desenvolvimento de rações pode causar empedramento das substâncias em pó utilizadas como insumos, impossibilitando seu uso e, por consequência, acarretando em seu descarte.

  • Perda nutritiva

    Perda nutritiva

    Os princípios ativos das vitaminas podem perder seus efeitos e ter sua qualidade afetada pela umidade elevada. Devido a essa perda nutritiva, as rações não conseguem cumprir o seu papel principal em fornecer uma dieta balanceada aos animais.

  • Contaminação biológica

    Contaminação biológica

    A umidade acima de 60% torna a ração e seus ingredientes, propícios ao desenvolvimento fúngico, responsável pela criação de mofo e bolor sob a superfície dos produtos. Ao serem contaminados com estes microrganismos, os alimentos se tornam impróprios para o consumo, pois estes fungos liberam micotoxinas, substâncias tóxicas que, ao entrar em contato com o organismo dos animais, podem ocasionar infecções e até patologias graves.

Como evitar os danos causados pelo excesso de umidade na indústria de rações

A indústria de rações deve sempre prezar pela qualidade e segurança de seus produtos, já que o mínimo descuido pode ocasionar danos irreversíveis para a saúde dos animais.

E para minimizar esses malefícios, existe uma série de regulamentos e normas que os produtores de alimentos destinados a animais devem seguir, como o Decreto 5.053, de 22 de abril de 2004, que aprova o Regulamento de Fiscalização de Produtos de Uso Veterinário e dos Estabelecimentos que os Fabriquem ou Comercializem.

Este regulamento dispõe sobre as condições de conservação sobre os produtos de uso veterinário, que devem contar com ambientes secos e ventilados, protegidos de temperaturas incompatíveis e assegurem condições de limpeza e desinfecção.

Para garantir que o ambiente fique devidamente seco conforme as recomendações do decreto vigente, ou seja, sem sofrer com os danos causados excesso de umidade, é necessário fazer o uso de um desumidificador industrial Desidrat.

O Desidrat faz o controle do percentual de umidade no ambiente através do processo de desumidificação, retirando o excesso de gotículas de água presentes no ar e devolvendo um ar de qualidade com os níveis ideais de umidade para cada um dos processos.

Principais Clientes Atendidos:

Principais Clientes Atendido: Trouw nutrition, Qualy.

Os desumidificadores de ar Desidrat são a melhor solução para manter os níveis de umidade corretos para cada processo e diminuindo os riscos causados pelo seu excesso. Garantem a excelência das rações e apresentam vantagens como:

- Evita a proliferação de fungos nas matérias-primas e nos produtos finais, já estocados;

- Preserva os valores nutricionais dos insumos;

- Auxilia no processo de peletização.

A Thermomatic dispõe do desumidificador para indústria de rações ideal para o seu negócio.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Controle a Umidade na Produção e Armazenagem das Rações com os Desumidificadores Desidrat:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar