As alterações climáticas no planeta, a elevação da temperatura e o aumento no volume e na incidência de chuvas, impactam sensivelmente os níveis de umidade nos ambientes internos. O resultado dessa composição é a alta na proliferação de ácaros e fungos no ar e em superfícies têxteis como colchões, travesseiros, sofás e enxoval, agravando as alergias respiratórias.
Em casas, hotéis e pousadas localizadas na região litorânea e nas áreas de concentração de mata, a situação é ainda mais difícil, exigindo estratégias para diminuir a umidade dos ambientes e promover a qualidade de vida de moradores e hóspedes.
Confira como a umidade pode fazer mal à sua saúde!
Quer se atualizar sobre controle de umidade e temperatura?
Inscreva-se clicando no botão abaixo:
O que é umidade do ar e como ela afeta a saúde?
A umidade relativa é a quantidade de água existente no ar, em forma de vapor. Ela pode ser medida em uma escala de 0 a 100%, sendo que o nível mais adequado à saúde está na faixa entre 50% e 60%, conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Níveis inferiores de umidade causam problemas como ressecamento da pele, irritação nos olhos, nariz e garganta, dificultam a respiração.
Já a umidade excessiva do ar, acima de 65%, resulta na proliferação de fungos e ácaros, provocando uma piora do quadro de alergia respiratória em pessoas sensíveis. Alguns dos problemas de saúde mais comuns nesses casos são:
Rinite alérgica: caracterizada por espirros, coriza e congestão nasal. As crises se agravam em contato com agentes alérgenos em ambientes úmidos;
Sinusite: inflamação dos seios da face, que provoca fortes dores de cabeça;
Asma e bronquite: problemas respiratórios mais graves, ocasionados pela inflamação e estreitamento dos brônquios. Os sintomas mais frequentes são tosse, falta de ar, cansaço, pressão e chiado no peito;
Dermatite e escabiose: irritações na pele ocasionadas por quebra na barreira cutânea e que provocam coceira, bolhas e ressecamento. A causa mais comum para esses problemas é o contato com ácaros em colchões, travesseiros e outras superfícies.
Bebês e idosos também configuram grupos mais vulneráveis aos problemas resultantes do excesso de umidade. Em recém-nascidos, essa condição pode prejudicar o desenvolvimento respiratório, enquanto em idosos pode ocorrer infecções secundárias, além do agravamento das alergias.
Como evitar a umidade dentro de casa e prevenir alergias respiratórias
Existem várias receitas caseiras para amenizar os efeitos da umidade em paredes e no interior de armários: uso de água sanitária e giz, por exemplo. Porém, essas iniciativas são temporárias e não eliminam a verdadeira causa do problema. Além da falta de eficácia, é preciso considerar também reações alérgicas a produtos químicos.
Para resolver definitivamente o problema, elaboramos uma lista com dicas para um controle eficaz e duradouro da umidade, protegendo sua casa e sua saúde a longo prazo.
Veja também: 7 dicas de limpeza para alérgicos.
-
Utilize selantes nas paredes:
Paredes onde o reboco está desgastado ou com fissuras são locais propícios ao surgimento de infiltrações e, portanto, precisam de selantes impermeabilizantes para bloquear a entrada de umidade e prevenir o surgimento de mofo. Para melhores resultados, aplique o produto após limpar e secar a superfície afetada;
-
Mantenha enxovais limpos:
Roupas de cama, toalhas e outros tecidos podem absorver a umidade do ambiente, tornando-se um terreno fértil para ácaros e mofo. Lave-os regularmente e armazene-os em locais secos e arejados. Use desumidificadores próprios para gavetas e closets, para manter a umidade sob controle e evitar o mau cheiro;
Seu closet ou gavetas estão com cheiro de mofo?
Nossas soluções são eficientes para resolver estes problemas.
- Deixe a casa ventilada:
Abra portas e janelas sempre que possível, especialmente em dias secos e ensolarados, para permitir a circulação do ar. Evite deixar os cômodos fechados por longos períodos, pois isso contribui para o acúmulo de umidade e o surgimento de fungos;
- Utilize o Desidrat:
Uma solução definitiva, além das orientações já mencionadas, é a utilização do desumidificador Desidrat, da Thermomatic. Projetado para remover o excesso de umidade e manter os níveis entre 50% e 60% – a faixa ideal para evitar mofo e ácaros - o equipamento é prático, silencioso e pode ser usado em qualquer ambiente da casa.
Com mais de quatro décadas de experiência, a Thermomatic é referência em soluções de controle de umidade no Brasil. A empresa já atendeu mais de 200.000 clientes e oferece desumidificadores de alta performance para diversos ambientes, incluindo residências, escritórios e clínicas.
Ao controlar a umidade e melhorar a qualidade do ar, os desumidificadores Desidrat ajudam você a prevenir alergias respiratórias e a viver em um ambiente mais saudável e seguro.
Conheça em nosso portfólio de produtos, a melhor opção para você.
Clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.