Quais são os Efeitos da Má Qualidade do Ar?

Quais são os Efeitos da Má Qualidade do Ar?
Quais são os Efeitos da Má Qualidade do Ar?

Quem busca por uma boa qualidade de vida, não pode deixar de pensar na qualidade do ar, já que este é um aspecto que possui influência direta na saúde humana. Mas o que é a qualidade do ar, exatamente?

Trata-se da soma de uma série de fatores como a concentração de poluentes e das condições meteorológicas da região, que podem propiciar a dissipação de material particulado nocivo em suspensão no ar. Monóxido de carbono, ozônio, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio são apenas alguns exemplos de gases que deixam o ar poluído.

Especialmente em grandes cidades, onde há maior incidência de poluição atmosférica causada pelas indústrias e automóveis, a baixa qualidade do ar que respiramos é alarmante.

Vista de cidade com ar poluído

Os problemas causados pela má qualidade do ar vão de doenças respiratórias e cardiovasculares, câncer de pulmão e até pode causar o aborto espontâneo.

Isso porque as partículas de poluição do ar são tão pequenas que passam pelos pulmões e seus alvéolos, e chegam à corrente sanguínea, provocando inflamações em todo o organismo.

A má qualidade do ar também prejudica ainda mais quem já sofre com problemas de saúde como asma, bronquite e rinite, agravando as crises alérgicas. Além disso, bebês e idosos também são mais afetados.

Criança fazendo inalação devido à doença respiratória

Qualidade interna do ar

Apesar de ser mais comentada por conta dos problemas que causa também ao meio ambiente, não é somente a qualidade do ar externa que conta. Uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos pela Berkeley Lab Energy revelou que hoje em dia as pessoas passam mais de 90% do seu tempo em recintos fechados.

E o alarmante é que a contaminação do ar nestes lugares é de cinco a dez vezes mais concentrada do que no ambiente exterior, já que a menor circulação de ar é favorável para a presença de elementos que podem afetar a saúde respiratória como ácaros, fungos, bactérias e poeira.

As pessoas não são as únicas que são afetadas: os prédios também podem adoecer com a baixa qualidade do ar. A Síndrome do Edifício Doente foi reconhecida em um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado em 1982 e diz respeito sobre a poluição interna do ar.

Alguns sintomas que indicam que o edifício está doente são: dor de cabeça, tontura, irritação nos olhos, nariz e garganta, e náuseas em pelo menos 20% das pessoas ocupantes, sem que haja motivos aparentes.

Mulher no escritório com dor de cabeça

Como melhorar a qualidade do ar interno?

Para melhorar a qualidade do ar que é respirado diariamente dentro de casa e garantir maior bem-estar para os residentes, algumas medidas podem (e devem) ser tomadas, como:

1. Limpar o filtro do ar condicionado com frequência

Esse equipamento pode ser um prato cheio para a dispersão de pó, fungos, ácaros e bactérias se seus filtros não forem limpos adequadamente e frequentemente. Por isso, é importante dar uma atenção especial para a higienização.

2. Tenha mais plantas em casa

Como se sabe, as plantas são ótimas aliadas na purificação do ar, promovendo um ambiente mais limpo. Inclusive, em 1989 a NASA realizou uma pesquisa que atestou que algumas espécies de plantas são eficazes para purificar o ar. Samambaias, clorofitos e espadas de São Jorge são alguns exemplos de plantas que podem ajudar.

3. Invista em um purificador de ar

Hoje em dia é possível contar com auxílio tecnológico para melhorar a qualidade do ar em casa, trazendo maior conforto principalmente para quem tem doenças e alergias respiratórias.

O purificador de ar Purifik Air, por exemplo, é excelente para melhorar a qualidade do ar, já que seu sistema triplo de filtragem retém 99,9% das partículas suspensas no ambiente, tais como pólen, fumaça de cigarro, poluição, pelos de animais, bactérias, esporos de fungos, entre outros.

E além de filtrar os contaminantes aéreos, o Purifik Air ainda alivia odores de cigarros e possui dispenser de fragrância para deixar a casa ainda mais agradável.

Garanta um ar muito mais saudável para você e sua família livre de impurezas! Clique aqui e adquira agora o seu Purifik Air.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar