pixel

Escabiose

Escabiose - FOTO 1
Escabiose - FOTO 1

Além das doenças respiratórias, os ácaros também podem causar problemas dermatológicos. A escabiose é uma doença provocada por esses microrganismos, que vivem dentro de residências com umidade alta.

Seu risco de contaminação é grande, já que a doença é transmitida por meio do contato ou por roupas, móveis, estofados e outros objetos que sofreram infestação de ácaros. A reação alérgica é imediata e pode ser altamente prejudicial à saúde.

Popularmente chamada de “sarna humana”, a alergia pode atingir pessoas de todas as idades, mas afeta principalmente bebês, idosos e pessoas com a imunidade mais baixa. A sarna é comum em animais de estimação, mas não é possível contrair a doença através dos pets, já que os parasitas são diferentes.

Além de realizar a higiene pessoal, é importante não esperar muitos dias para combater os ácaros provenientes da alta umidade. Para isso, manter a umidade controlada dentro de casa é a principal recomendação. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade para seres humanos é entre 50% e 60%.

O que é escabiose?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a sarna - ou escabiose - é uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei Variedade Hominis. Sua proliferação em massa ocorre em estofados e objetos, tais como travesseiros, almofadas, roupas de cama e banho, além da poeira doméstica.

Por isso, realizar a higienização correta em sua residência é fundamental para evitar a contaminação dos ácaros. É estimado que cerca de 200 mil ácaros podem viver em um colchão, enquanto cada grama de poeira presente em um sofá pode conter até 900 ácaros.

A contaminação que resulta na escabiose acontece com a reprodução do ácaro na superfície cutânea. Após a fecundação, a fêmea cava um tipo de túnel na pele e deposita seus ovos neste espaço. Em duas semanas, as larvas nascem e começam a causar reações alérgicas.

Escabiose sintomas

Os ácaros Sarcoptes Scabiei se alimentam de queratina, proteína que envolve as células da epiderme, primeira camada da pele. A partir daí, surge o primeiro sintoma, que é a coceira, mais intensa na parte da noite. Assim, a pele começa a ficar irritada, inchada e com bolhas. As principais partes do corpo afetadas pela escabiose são:

  • Espaços entre os dedos das mãos

    Espaços entre os dedos das mãos

  • Punhos

    Punhos

  • Cotovelos

    Cotovelos

  • Axilas

    Axilas

Bebês:

  • Palmas das mãos

    Palmas das mãos

  • Sola dos pés

    Sola dos pés

  • Rosto

    Rosto

  • Couro cabeludo

    Couro cabeludo

A doença possui mais de uma maneira de se espalhar. A escabiose clássica, por exemplo, resulta na reprodução de 10 a 12 ácaros na pele humana. Já a escabiose crostosa é mais agressiva, com uma infestação de microrganismos, que podem chegar aos milhões. Esta última é mais comum em pessoas com imunidade baixa.

O contato direto com os ácaros é a forma mais fácil de infecção. Manter contato íntimo com a pessoa infectada ou utilizar roupas que estão contaminadas são fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Se não for tratada no início, pode se espalhar para o corpo todo, o que torna a recuperação mais difícil.

O que é bom para eliminar escabiose?

Independentemente de qualquer receita caseira, nada como procurar um profissional especializado. O dermatologista é o médico responsável por definir o diagnóstico e tratamento para controlar a doença. Todos os sintomas devem ser tratados com remédios que agem contra os ácaros causadores da escabiose, conforme prescrição.

Cremes e pomadas devem ser aplicados no corpo todo, não somente nas regiões afetadas. Lembrando que essa aplicação deve ser repetida, de acordo com a recomendação médica.

O tratamento é eficaz e consiste, primeiramente, no isolamento da pessoa contaminada, que é feito 24 horas após o início da medicação. Essas medidas são necessárias para evitar a contaminação dentro da mesma família ou de pacientes internados na mesma ala hospitalar.

Mulher coçando cotovelo com escabiose

O que fazer para prevenir a escabiose?

Realizar a limpeza correta dos cômodos, móveis e roupas é muito importante. Roupas de cama e banho devem ser lavadas regularmente, uma vez por semana, para impedir que os ácaros se proliferem e tomem conta dos tecidos. Estofados também devem ser higienizados por precaução.

Além disso, é necessário realizar o controle de umidade dos cômodos.

Em um ambiente cuja umidade está acima de 70%, a proliferação de ácaros é 40 vezes mais rápida, e pode resultar em crises de outras alergias, como as doenças respiratórias mais conhecidas: rinite, asma e bronquite. Portanto, é necessário que os níveis estejam entre 50% e 60%.

O desumidificador de ar Desidrat trabalha para que sua casa mantenha a umidade equilibrada, evitando a proliferação de ácaros, além de alergias respiratórias e outros problemas de pele.

A linha residencial Desidrat, da Thermomatic, atende diversos ambientes residenciais, tais como sala, cozinha, banheiros, dormitório, closets e até lugares menores como gavetas e armários, conservando os bens e a saúde.

Além de combater microrganismos nocivos, os equipamentos trazem vantagens como auxiliar na secagem de infiltrações e vazamentos em paredes, ajudar na secagem de roupas e impedir o surgimento de mofo e bolor.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar