O quarto é um dos cômodos preferidos de milhares de pessoas. Responsável, principalmente, por garantir boas noites de sono, ele é considerado um ambiente tranquilo e acolhedor.
Segundo o IBGE, levando em consideração a expectativa de vida no país (71,3 anos) e oito horas de sono diárias, o brasileiro passa quase 24 anos da vida dormindo. Isso reforça a importância que o dormitório tem no dia a dia.
Além do descanso, o quarto é um espaço utilizado também para trabalho, estudo e lazer. Por isso, problemas com as paredes e os pisos incomodam tanto.
Entre as razões do surgimento do mofo e do bolor estão a mudança de temperatura, a baixa luminosidade e a ventilação escassa do ambiente. Essas condições aumentam a umidade do ar e favorecem o surgimento dos microrganismos responsáveis por esses problemas.
Assim, seja para ter mais foco durante o expediente, rendimento nas aulas ou relaxar depois de um longo dia de trabalho, é fundamental garantir a integridade do ambiente e um ar de qualidade.
Para tanto, mudar alguns hábitos pode ajudar. Uma das soluções é adotar o uso do desumidificador de ar diariamente. Ele irá retirar o excesso de umidade do quarto, assegurar o bem-estar das pessoas e aumentar a vida útil dos bens materiais.
Por que o quarto fica úmido?
Um conjunto de fatores contribui para o aumento do nível de umidade do quarto. Conforme citado acima, as oscilações na temperatura, a baixa luminosidade e a falta de ventilação são alguns deles.
Em períodos de chuvas constantes, como no verão, a tendência é a umidade ficar ainda mais elevada. Regiões litorâneas e serranas também sofrem bastante com as consequências do acúmulo de água no ar, característico desses locais.
Todos esses fatores fazem com que o quarto fique úmido, o que gera uma série de consequências desagradáveis. Isso porque, esse é o ambiente perfeito para a proliferação de microrganismos como fungos.
Além disso, o ácaro é outro vilão da qualidade do ar e pode se aliar aos microrganismos presentes em decorrência da umidade excessiva. As espécies domésticas vivem e se alimentam de escamas da pele humana.
A seguir um infográfico com dados importantes sobre o número de ácaros e água em forma de vapor que um quarto pode conter.
O próximo tópico vai mostrar os inúmeros problemas que a umidade em excesso pode trazer e a seguir como se livrar deles.
O que o excesso de umidade pode causar?
Quando não há controle de umidade, fungos e ácaros se proliferam. Apesar de invisíveis a olho nu, eles são capazes de deteriorar os móveis de madeira, estufar paredes, manchar roupas e causar mau cheiro.
Em algumas épocas do ano, o problema pode ser mais intenso. No inverno, por exemplo, algumas localidades registram umidade relativa entre 20% e 30% e temperaturas mais baixas. Quando isso ocorre, as pessoas optam por ficar em casa para se proteger do frio, o que também eleva a umidade do local. O mesmo acontece quando no verão as chuvas intensas impedem as pessoas de saírem, além de naturalmente aumentarem a umidade do ar.
Cada pessoa produz naturalmente 15% de umidade onde estiver. Se somado esse fator à realização de tarefas simples como tomar banho, cozinhar, limpar a casa, entre outros afazeres, o nível de umidade pode chegar a até 95% mesmo em épocas de secas.
Além do mofo e do bolor, as crises de doenças respiratórias também são comuns em locais com umidade elevada. Sinusite, asma, bronquite e rinite são algumas das doenças que se agravam diante do contato com os ácaros.
Nesses casos, o uso de medicamentos conforme acompanhamento médico é importante, assim como a atenção à qualidade do ar, já que ácaros e fungos tornam o ar impuro e desencadeiam as crises alérgicas.
Justamente por isso, em estações mais propícias à umidade, aumentam as buscas por dicas caseiras que possam resolver esses problemas. É comum encontrar recomendações na internet como pedaços de giz, carvão, cânfora e até mesmo potes de sílica.
O objetivo do uso desses recursos é amenizar o cheiro ruim e a má aparência das paredes. Porém, trata-se de soluções paliativas e não resolvem definitivamente o problema.
Como desumidificar um quarto?
Embora muitas pessoas recorram a recursos caseiros para tirar a umidade do quarto, a única solução realmente eficaz é o desumidificador.
O equipamento irá retirar o excesso de umidade presente em ambientes residenciais e evitar a proliferação de microrganismos, responsáveis pelo mofo, bolor e crises alérgicas.
É importante fazer a aquisição do modelo adequado para cada necessidade. Isso significa avaliar se a potência do equipamento é capaz de remover toda a umidade do local desejado.
Antes de adquirir o seu desumidificador Desidrat, o primeiro passo é identificar o tamanho do quarto. É preciso ter em mãos comprimento x largura x altura. O resultado dessa conta é a metragem cúbica do ambiente.
Também é necessário identificar:
-
Quantos materiais higroscópicos, ou seja, que absorvem umidade, o dormitório contém, como madeira, papel e tecidos;
-
Se é uma suíte;
-
A quantidade de pessoas que ficam no local;
-
Se está localizado em região litorânea ou serrana;
-
A posição do sol em relação ao ambiente.
Para saber mais como escolher o seu modelo ideal, assista ao vídeo abaixo:
Quanto mais compatível for o checklist, mais importante é optar por um modelo com maior capacidade de desumidificação. Quando essa compatibilidade não é levada em consideração, ou seja, é adquirido um equipamento menor para espaços com mais variáveis, o resultado fica comprometido.
Com o equipamento correto em mãos, ele trabalhará durante todo o dia, até que a umidade esteja de acordo com o estabelecido pelo usuário ou enquanto houver espaço no reservatório. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que ela seja mantida entre 50% e 60%.
Como desumidificar o guarda-roupa?
O mofo é um problema que acomete as paredes e também o guarda-roupa. Como a causa é a mesma, ou seja, a umidade alta, o desumidificador de ambiente continua sendo o mais aconselhável.
Existem modelos próprios para guarda-roupa e closet, que agem diretamente nos problemas relacionados a roupas e sapatos. Pequenos e silenciosos, eles se encaixam em qualquer lugar, consomem menos energia e são recarregáveis. Mas, eles não conseguem tirar a umidade de todo o quarto.
Uma alternativa é adquirir dois equipamentos, um para o guarda-roupa e outro para o quarto. Existe também a opção de investir em um equipamento mais potente e deixá-lo no quarto com as portas e gavetas do guarda-roupa abertas. Ele irá evitar que a umidade se acumule dentro do móvel e, consequentemente, traga problemas desagradáveis.
A vantagem de optar por um Desidrat com maior capacidade de desumidificação é fazer um rodízio em todos os cômodos da casa, garantindo a qualidade do ar no ambiente completamente.
Como saber qual o melhor desumidificador de ar?
A dúvida sobre qual desumidificador escolher é comum, afinal, são várias as opções de tamanhos.
A linha Desidrat da Thermomatic previne de forma eficaz os problemas causados pela alta umidade e evita gastos sazonais com receitas que solucionam o problema apenas de forma momentânea.
Os desumidificadores Desidrat podem ser utilizados durante todo o ano, no quarto de todos os membros da família, principalmente no de bebês e idosos, cujo sistema imunológico é mais frágil.
O campeão de vendas é o Desidrat New Plus 150. Compacto e portátil, ele conta com painel digital, desligamento automático em caso de queda de energia e timer para o usuário programar o tempo em que ele deve permanecer ligado.
Porém, dependendo do seu espaço e das variáveis destacadas no tópico “Como desumidificar o quarto”, o modelo mais recomendado pode ser outro. Na dúvida, consulte nossas dúvidas frequentes: Como definir o modelo certo do desumidificador.
É importante estar atento à metragem cúbica, à região que o imóvel está localizado e à quantidade de materiais que absorvem água para fazer uma compra segura e ter resultados realmente satisfatórios. Nossos consultores estão a postos para fazer o atendimento e ajudar nessa escolha.
Muitas pessoas não acreditam no poder que o desumidificador tem. A seguir, o depoimento desse cliente que se surpreendeu com os resultados do seu Desidrat e agora recomenda para todos que o pedem indicação.
Depoimento de cliente satisfeito
“O equipamento é muito bom, comprei para melhorar a umidade no quarto do meu filho que tem asma. Mudei para esta casa há pouco tempo, é uma casa nova, construída recentemente, mas é um local úmido e o quarto foi construído abaixo do nível da rua, ou seja, a parede dos dois lados é cercada por terra.
Estávamos percebendo que a cada dia o quarto ficava com um cheiro mais forte de mofo, então ouvi falar em desumidificadores e conheci a marca Thermomatic. Fiz muitas pesquisas antes de adquirir, pesquisei os concorrentes e também outros modelos da Thermomatic, confesso que o desumidificador não é barato, mas com o cheiro de mofo aumentando de intensidade, tomei coragem e comprei o equipamento, o modelo adquirido foi o New Plus 150.
Pra minha surpresa, em mais ou menos duas semanas as coisas começaram a mudar. É impressionante o quanto de água que ele retira por dia. O quarto cheirava a mofo e o cheiro foi embora, agora o quarto é um local agradável de se ficar.
O desumidificador Desidrat faz jus a cada centavo gasto, foi uma excelente aquisição e vocês da Thermomatic estão de parabéns.
Meu pai e a minha esposa não acreditavam que o desumidificador de ar iria funcionar, hoje todos estamos felizes. Por isso, indico para qualquer pessoa que está tendo problemas com umidade em casa, comprem sem medo.”
Anderson.
Faça como o Anderson! Garanta a qualidade do ar do seu quarto e se livre de problemas com mofo e bolor.