pixel

Indústrias que Mais Utilizam Sistemas Supervisórios

Indústrias que mais utilizam Sistemas Supervisórios - FOTO 1
Indústrias que mais utilizam Sistemas Supervisórios - FOTO 1

A busca por melhorias e soluções tecnológicas que acompanhem o ritmo de crescimento no mundo se torna cada vez maior. O que antes era feito por um homem, manualmente, hoje é feito de forma mais precisa, com a tecnologia dos sistemas supervisórios.

Nos mais diversos setores industriais ela é sinônimo de avanço e inteligência de mercado. O interesse em se atualizar e estar alinhado às novidades da indústria 4.0 move o líder industrial em busca de soluções que o ajudem nesse desenvolvimento.

Alguns dos setores que mais utilizam os Sistemas Supervisórios o usam justamente pelo foco no monitoramento industrial automatizado, para prevenção de prejuízos causados por perdas ou na falta de dados confiáveis, atualizados ou mais precisos.

Sistemas Supervisórios: Vantagens e Funções

Documento com texto e conteúdo com gráficos

O HMI/SCADA (Interface Homem Máquina e Supervisory Control and Data Acquisition ou Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados), como os sistemas supervisórios também são conhecidos, ajudam a indústria brasileira a automatizar seus processos e atuam no desenvolvimento de diversos segmentos.

Suas principais funções de monitoramento incluem controle de abertura de portas, controle de umidade relativa do ar e temperatura, controle e medição de concentração de gases tóxicos, variações climáticas em tempo real, sensores inteligentes e a capacidade de coletar todos esses dados e organizá-los e armazená-los em um banco de dados na nuvem. Os resultados mostrados podem ainda ser visualizados de forma customizada, conforme as necessidades do negócio.

Indústrias que mais utilizam e como utilizam o sistema supervisório

Engenheiro realizando a verificação da produção por um aparelho digital

 

 

Algumas das indústrias que mais utilizam os sistemas supervisórios o fazem, pois a eficiência de um coletor de dados seguro evita prejuízos no bolso de formas variadas.

O armazenamento de dados para controle de estoque dos sistemas supervisórios, por exemplo, dão ao usuário um maior entendimento sobre sua linha de produção, permitindo que ele tenha um histórico detalhado na sua relação de produtos.

Para a indústria de grãos, onde o controle de umidade e temperatura corretos garante a qualidade e duração do produto, o sistema supervisório coleta os dados que podem ser acessados com precisão de qualquer lugar e a qualquer hora.

A possibilidade de controlar a temperatura remotamente dá ao usuário agilidade em corrigir possíveis erros que, em outra ocasião, levaria à perda de estoque.

Esse controle preciso de temperatura e umidade a distância se estende ainda para outros setores industriais, como o alimentício e a indústria farmacêutica. Dois dos setores que mais utilizam esse tipo de sistema de controle também possuem regras rígidas de armazenagem e distribuição.

Para estar de acordo com o ISO 9000 e seus padrões estabelecidos internacionalmente, é necessário que padrões sejam seguidos à risca e o monitoramento seja frequente. O sistema SCADA ajuda no fácil acesso às informações obtidas.

Para a indústria química e indústria cosmética um sistema de gerenciamento eficaz protege não só a qualidade do produto, mas também a produção como um todo. 

A capacidade de medição de gases tóxicos do supervisório alerta em tempo real por vazamentos e ainda é capaz de emitir alarmes para o smartphone via SMS ou E-mail, dando ao responsável pela supervisão da linha de produção, a capacidade de agir com agilidade na hora de corrigir o problema.

Armazenar informações com sistemas supervisórios é um passo importante na automação industrial. Ela é capaz de auxiliar no controle de umidade para câmaras frias e outras unidades de armazenamento, como containeres

Esses e muitos outros espaços precisam de condições específicas de controle de ambiente. A aquisição de dados organizacionais coletados pelos supervisórios dá ao usuário uma base sólida, pois monta um banco de dados relacional com seu histórico, sendo um poderoso instrumento para medição e construção de documentos sobre a indústria em questão.

 

O Super-V para monitoramento de controle

Sistemas podem ser monitorados com mais precisão, trazendo mais simplicidade e conforto na hora de de coletar dados e gerenciar processos industriais essenciais.

O Super-V é uma solução tecnológica que dispensa a interferência humana na coleta de informações e otimiza processos com alto índice de confiabilidade.

Fale agora com nossos consultores e conheça as vantagens que o Super-V pode oferecer para sua indústria.

Produtos que recomendamos

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar