pixel

Umidade Por Condensação: Como Resolver?

Umidade por Condensação: Como Resolver? - FOTO 1
Umidade por Condensação: Como Resolver? - FOTO 1

A condensação é um problema que é resultado da alta umidade em ambientes internos, e tem maior incidência, principalmente, em banheiros, cozinhas, próximos a janelas, cantos de paredes, teto e outros lugares que possuam duas características em comum: baixa ventilação e alta umidade.

Durante o inverno, o problema se intensifica ainda mais, já que, com a casa fechada, a umidade se acumula. Atividades como tomar banhos quentes, secar roupas dentro de casa, e cozinhar sopas e caldos contribuem para aumentar as chances de formar condensação no ambiente.

Condensação de umidade em uma janela embaçada

Como ocorre a condensação?

Sabe quando há um líquido gelado e as paredes exteriores do copo começam a “transpirar”? Ou então quando o vidro do carro fica suado ao ligar o ar condicionado em um dia frio? O mesmo princípio ocorre dentro de casa.

A presença de condensação é possível ser notada nos vidros regularmente embaçados, nas gotas formadas no teto ou até mesmo chegando a escorrer água pelas paredes e azulejos.

A condensação acontece em locais em que há umidade e maiores diferenças de temperatura. Quando o ar úmido e quente se choca com uma superfície fria, a água (contida no vapor presente no ar) se transforma de volta para o seu estado líquido.

Os problemas mais comuns associados à condensação em ambientes residenciais são o surgimento de manchas de mofo, o estufamento de móveis de madeira, a deterioração de papéis e o descascamento da pintura de paredes e tetos.

Canto da parede com manchas de mofo devido à condensação da janela

Como solucionar a umidade por condensação?

Para resolver o problema de umidade por condensação em casa, é necessário tomar algumas atitudes, como aumentar a ventilação abrindo portas e janelas, por exemplo. No entanto, em regiões úmidas, isso pode não ser tão efetivo, já que abre brechas para que a umidade externa entre.

Mudar atitudes como tomar banhos menos quentes, tampar as panelas durante o cozimento de alimentos e secar as roupas fora de casa (se possível), podem ajudar, mas não resolvem por completo. As fontes de umidade são diversas e, muitas vezes, não é possível eliminá-las: uma casa com quatro pessoas, por exemplo, gera cerca de 10 litros de água em forma de umidade no ambiente diariamente.

Como a condensação é causada por uma grande quantidade de carga úmida, soluções paliativas como potes de sílica, pedaços de giz ou sal grosso não são eficazes. Então o que fazer para resolver os problemas com a umidade?

A solução é mais simples do que parece: o uso de equipamentos que controlam a umidade do ar dentro dos níveis especificados já é uma realidade. Os desumidificadores de ar foram desenvolvidos especialmente para acabar com o acúmulo de vapor em ambientes internos.

Através da desumidificação do ar, o equipamento retira o excesso de umidade e armazena em um reservatório. Alguns modelos, como o Desidrat Max 500, conseguem retirar até 20 litros de água por dia, evitando a condensação.

Conheça os desumidificadores Desidrat, da Thermomatic. Além de remover o vapor do banho, evitando que se acumule nos cômodos, o Desidrat também ajuda a secar as roupas e ainda elimina as condições de vida dos fungos, prevenindo o mofo e bolor, com eficiência comprovada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar