Como Secar as Roupas com um Desumidificador de Ar

Como Secar as Roupas Com um Desumidificador de Ar
Como Secar as Roupas Com um Desumidificador de Ar

Não há nada melhor que recolher as roupas do varal e sentir o cheiro de roupa limpa, não é mesmo? Entretanto, esse momento pode se tornar um pesadelo, caso a peça não tenha secado corretamente.

Esse é um problema comum, principalmente em grandes cidades, em que a falta de espaço faz com que as roupas sejam estendidas dentro de casa, e nem sempre pode-se contar com o calor do sol e a ventilação durante o período necessário para a secagem completa.

No inverno então, devido às baixas temperaturas, o tempo de secagem das peças é ainda maior, deixando aquele mau cheiro característico. Mas não é só durante o frio em que a alta umidade na lavanderia aparece: no verão, os dias de chuva são ainda mais frequentes, fazendo com que as roupas permaneçam molhadas por muito mais tempo.

Devido à falta de espaço em casa ou mesmo devido ao alto gasto de energia elétrica, nem sempre é viável contar com uma máquina de secar roupa. É aí que os desumidificadores de ar surgem como uma solução prática, econômica e versátil.

Mulher olhando para camisa branca

Desumidificadores de ar para secagem de roupas

O desumidificador é um equipamento que controla a umidade do ambiente através da desumidificação. Ao retirar o excesso de umidade do ar, também ajuda a secar a roupa de forma muito mais rápida e eficiente do que apenas esperar a ação do tempo.

Nos dias frios e úmidos, as roupas podem demorar até três dias para ficarem secas por completo naturalmente, causando mau cheiro. Com o uso do desumidificador, a secagem total ocorre em apenas algumas horas.

Esse odor desagradável nos tecidos tem motivo: é proveniente da presença de microrganismos, que precisam de uma atmosfera úmida para se desenvolver.

Um estudo realizado pela Unidade de Pesquisa de Arquitetura Ambiental Mackintosh da The Glasgow School of Art, na Escócia, revelou que a cada lavagem de roupas, cerca de 2 litros de água são liberados no ar em forma de umidade durante o estágio de secagem, criando as condições perfeitas para o desenvolvimento de ácaros e fungos (responsáveis pelo mofo e bolor).

O problema é que, além de causar odores, estes microrganismos também são extremamente prejudiciais à saúde. Isso ocorre especialmente para quem possui doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite, já que seus fragmentos são altamente alérgenos, fragilizando o sistema imunológico.

Para manter as roupas cheirosas desde a máquina de lavar, até a hora de guardar no armário e, além disso, evitar a proliferação de fungos e ácaros do ambiente, é recomendado o uso de um desumidificador.

Mulher cheirando roupas limpas e secas com desumidificador de ar

Desumidificador de ar x Secadora de roupas

O problema de umidade acumulada nas roupas molhadas, especialmente em dias chuvosos, pode ser resolvido com dois equipamentos distintos, por isso, surge a dúvida: "é melhor usar um desumidificador de ar ou uma máquina de secar roupas?".

É preciso levar em consideração algumas variáveis antes de adquirir um novo eletrodoméstico, como: tamanho do espaço disponível na residência, melhor custo-benefício, vantagens de uso, tempo de secagem, entre outros.

O desumidificador oferece benefícios como:

  • Não encolhe as roupas;

  • Economiza energia;

  • Impede o desenvolvimento de fungos e ácaros, favorecendo a saúde respiratória e evitando crises alérgicas;

  • Evita a formação de mofo e bolor em paredes e teto;

  • A água do reservatório pode ser reutilizada para outras atividades;

  • Não ocupa muito espaço;

  • Melhora a qualidade do ar;

  • Pode ser utilizado para controlar o nível de umidade em outros cômodos que também sofrem com a alta umidade, como banheiro, cozinha e quartos.

Os desumidificadores de ar Desidrat da Thermomatic não só controlam a umidade do ambiente nos níveis adequados, evitando fungos nas roupas, como também ajudam na aceleração da secagem completa das peças.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar