Como Tirar o Mofo da Parede

Como Tirar o Mofo da Parede
Como Tirar o Mofo da Parede

Não é nada agradável se deparar com mofo nas paredes da casa, embora seja uma situação muito comum, principalmente em cômodos mais úmidos como o banheiro e a cozinha, por exemplo.

O mofo nada mais é do que um tipo de fungo que se reproduz através dos esporos — partículas que ficam suspensas no ar e se depositam nas superfícies.

Eles se alimentam de materiais orgânicos fazendo a decomposição destes. Atingem móveis, roupas, livros e até a pintura de paredes e tetos.

Parede manchada com mofo devido a alta umidade

O mofo faz mal à saúde?

As manchas de mofo não causam estragos só nos objetos e estruturas: eles também fazem mal à saúde, uma vez que seus esporos podem ter altos níveis de micotoxinas (substâncias tóxicas que são prejudiciais aos seres humanos e animais) que podem causar reações alérgicas a quem possui problemas respiratórios como asma, bronquite e rinite.

Idosos, gestantes e crianças também são mais suscetíveis a sofrer com as consequências do mofo, já que têm o sistema imunológico mais frágil.

Mesmo em pessoas saudáveis, o mofo pode causar sintomas como tosse e pieira. Estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009 apontaram que a exposição precoce ao mofo na infância está associada ao desenvolvimento de asma. Além disso, os mofos também podem causar inflamações nas vias áreas ao serem inalados.

Sendo assim, é importante fazer a remoção do mofo antes que traga consequências graves, principalmente em áreas como as paredes, onde a reprodução destes microrganismos é alta.

Como tirar mofo da parede

Antes de saber como tirar mofo, é preciso descobrir sua origem. Caso o mofo seja causado por infiltrações e vazamentos, por exemplo, é essencial que estes sejam consertados, ou o problema voltará. Para isso, a ajuda de um profissional pode ser necessária.

Caso a origem do mofo seja a alta umidade, é recomendado o uso de um desumidificador de ar para promover o controle contínuo do ambiente, impedindo que o mofo reapareça. Existem vários modelos que podem retirar a umidade de cômodos completos, como o Desidrat Plus 150.

Após descobrir a origem do problema, existem algumas dicas que podem ser seguidas para remover as manchas de mofo da parede. Confira:

Como tirar mofo com água sanitária

Para essa dica será necessário um balde com água, água sanitária, uma escova de cerdas duras e um pano úmido. É importante lembrar que, para executar qualquer um dos truques, é recomendado utilizar materiais de proteção como máscaras faciais e luvas de borracha, já que os fungos são tóxicos.

Primeiro, abra as janelas e portas para que o ambiente fique bem ventilado. Em seguida, misture ⅓ de água sanitária para ⅔ de água em um balde. A quantidade vai depender do tamanho das manchas na parede.

Utilizando a escova, aplique a mistura na parede esfregando os pontos afetados pelo mofo. E por fim, passe um pano úmido e seque bem para evitar a umidade.

Como remover o mofo com bicarbonato de sódio

Em um borrifador, misture 240 ml de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (com cuidado, pois a solução borbulha). Aplique sobre a parede, deixe agir por 10 minutos e retire com um pano seco. Repita o processo se necessário.

Como acabar com o mofo da parede usando água oxigenada

A água oxigenada é um ótimo desinfetante e pode ajudar a remover o mofo das paredes. Não precisa ser diluída, basta colocar o produto em um borrifador e aplicar diretamente na parede mofada, deixando agir por cerca de 15 minutos. Esfregue a região com uma escova e remova com um pano seco.

Mulher removendo mofo utilizando uma escova e um borrifador

Como evitar o mofo nas paredes?

Apenas tirar o mofo não é garantia que ele desapareça para sempre. Se o ambiente proporcionar as condições ideais para sua reprodução (calor, umidade e matéria para servir de alimento), o transtorno permanecerá.

Para evitar o mofo nas paredes, é recomendado:

  • Deixar as janelas e portas abertas para aumentar a circulação de ar;

  • Caso haja exaustores na cozinha, utilize-os enquanto cozinha para evitar que o vapor se acumule;

  • Não deixe as toalhas secando no banheiro, pois aumentam a umidade;

  • Ventile as áreas do chuveiro, cozinhas e lavanderias;

  • Utilize um desumidificador de ar.

O desumidificador de ar é uma alternativa eficaz para evitar o surgimento de mofo, pois ele controla a umidade entre os níveis pré-estabelecidos e esses microrganismos só se produzem quando a umidade relativa do ar está acima de 65%.

O Desidrat, da Thermomatic, controla a umidade entre 50% e 60%, conforme recomendado pela OMS, eliminando as condições de vida dos fungos que formam o mofo. Sua eficiência foi comprovada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar