pixel

Desumidificador para Agências Bancárias

Desumidificador para Agências Bancárias - FOTO 1
Desumidificador para Agências Bancárias - FOTO 1

Qualidade do ar interno em ambientes climatizados

As agências bancárias, assim como qualquer outro local fechado, devem manter o bem estar de seus funcionários e clientes por meio da qualidade do ar que respiram. Por serem ambientes envidraçados, dispõem de sistemas de climatização artificial, como o ar condicionado. Depois de algumas horas, é possível notar os vidros embaçados e a água escorrendo pelos vidros, resultado da umidade em excesso dentro do ambiente.

Porém, não basta simplesmente instalar um aparelho de ar condicionado numa agência bancária e considerar o problema resolvido. A qualidade do ar que se respira é importante. A questão é tão relevante que resultou na intervenção do estado por meio de uma Resolução da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A Resolução nº: 09 de 16 de janeiro de 2003, dispõe, dentre outros, sobre o QAI – Qualidade do Ar Interno. Todo e qualquer espaço público obedece ao padrão onde se propõe preservar o bem-estar. A responsabilização vai desde o índice de toxicidade presente até outros controles, como os de temperatura e umidade. Também é importante prezar pela circulação do ar e a consequente não concentração de CO2.

Dentre as grandes questões tratadas pela resolução, está a presença de poluentes químicos e biológicos no ar interno de estabelecimentos públicos, como no caso dos bancos. Nunca deve ser comprometido o bem-estar, tanto de funcionários e terceiros, quanto dos clientes.

Para que possa haver melhor conforto nas agências bancárias, é necessário que, além de um sistema de climatização eficiente, seja feito um controle rigoroso sobre a umidade. Esta deverá obedecer aos parâmetros estabelecidos pela OMS – Organização Mundial da Saúde, entre 50% e 60%.

Se não forem mantidos esses níveis, o local está sujeito à proliferação de microrganismos, que resultam em bolor e mofo, nas paredes e teto por exemplo. Este problema acaba desencadeando a SED - Síndrome do Edifício Doente, que faz com que as pessoas naquele ambiente estejam propensos à infecção por fungos e bactérias. A SED é uma doença reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em que 20% dos ocupantes apresentam os mesmos sintomas.

Outros locais que merecem atenção nos bancos são o arquivo morto, e armazenamento de documentos em geral e o cofre. Uma tabela de temporalidade e destinação de documentos foi desenvolvido para que o Banco Central do Brasil desse destinação final seja pela eliminação ou guarda permanente. No arquivo, os anos variam de 1,2 e 50 até guarda permanente. Papel é um material altamente higroscópico, ou seja, retém umidade e ainda guardado por bastante tempo pode aparecer manchas, desaparecimento da impressão do papel, ondulações, mofo, bolor e mau cheiro. A umidade ideal para armazenamento de documentos, papéis e dinheiro é entre 45% - 60% com temperatura entre 20°C e 25 °C.

O uso do desumidificador em agências bancárias

O controle de umidade em agências bancárias é necessário não só para garantir a saúde dos funcionários e clientes, mas também para evitar danos na estrutura dos prédios com o surgimento de fungos nas edificações. Além disso, o Desidrat é ideal em locais de armazenamento de papéis, documentos importantes que precisam ser guardados por muitos anos e principalmente no cofre, local que armazena grande quantidade de dinheiro. Um outro local importante para ser preservado é o servidor onde são armazenados todos os computadores que compõem a tecnologia da computação. Os maiores data centers do mundo já aderiram a segurança de um ambiente controlado.

Com a umidade relativa equilibrada entre 50% e 60% evita que microrganismos acarretem perdas de materiais como documentos arquivados e também impede a proliferação de bactérias que causam doenças respiratórias, como rinite, asma e bronquite.

Através de seu sistema de operação, o desumidificador de ambiente retém também partículas dispersas no ar, devolvendo ao ambiente um ar muito mais saudável, além de manter o controle de qualidade do ar dentro das agências exigidos pela ANVISA.

Entre em contato com nossos consultores para mais informações.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar