pixel

Desumidificador de Ar para Almoxarifado

Desumidificador para Almoxarifado - FOTO 1
Desumidificador para Almoxarifado - FOTO 1

Espaço presente e importante em todas as empresas, o almoxarifado guarda produtos necessários ao trabalho dos funcionários no decorrer do ano. E, independente do tipo de material que guarda, sejam papéis, alimentos ou até equipamentos eletrônicos, todos eles devem ter o nível de umidade do ar controlados.

Ao seguir os padrões de conservação para que os produtos não sejam danificados pela umidade do ar, o armazenamento se torna seguro e os riscos de perda são nulos para pequenas, médias e grandes empresas. A medida que esse ambiente está devidamente limpo e organizado, mais fácil se torna atender às demandas e disponibilizar produtos solicitados de forma rápida.

Os ambientes fechados, que recebem pouca luz, tem ventilação baixa e abrigam grande quantidade de embalagens que se tornam grande focos de umidade, fator que prejudica o recebimento, a armazenagem, expedição e distribuição dos materiais.

Apesar do almoxarifado de cada tipo de indústria e empresa funcionar de um jeito, todos, independente dos materiais e matérias-primas oferecidas, estão suscetíveis a ter atividades interrompidas diante dos riscos provocados pelo excesso de umidade.

Efeitos do excesso de umidade dentro de almoxarifados

O controle de umidade dentro desse local vai variar de acordo com o ramo de atuação da empresa, suas demandas e seu tamanho.

Sendo seu uso mais comum para o armazenamento de papel, cabe às empresas que utilizam muitos documentos e papéis para impressão manter seus arquivos bem guardados. Isso faz com que haja uma necessidade de preservação, evitando que a empresa não perca seu histórico e tenha condições de atender uma fiscalização caso ela apareça, evitando prejuízo. A umidade necessária para que não haja dano ao material é de 45% a 60%. Esse percentual é definido de acordo com as características de sobrevivência de microorganismos que se alimentam de materiais orgânicos, sejam eles quais forem. As traças, os ácaros e os fungos, que causam mofo e bolor são os principais vilões de um almoxarifado.

No caso dos almoxarifados para armazenamento de medicamentos, uma série de normas devem ser seguidas. O nível de umidade relativa necessário para a preservação correta dos medicamentos varia de acordo com o seu uso. Alguns produtos necessitam armazenamento com umidade entre 40% e 60%, enquanto outros só serão preservados se os níveis estiverem abaixo de 20%. Isso evita que ocorram mudanças em sua fórmula e que venham a causar algum desconforto a seu usuário.

No início de 2019, o almoxarifado central da prefeitura de Florianópolis foi interditado por não possuir autorização da Anvisa para seu funcionamento. Cerca de 10 mil ampolas de insulina foram descartadas por estarem armazenadas sem a refrigeração e o controle de umidade necessários, impedindo que os medicamentos fossem distribuídos para uso.

Em Valinhos, interior de São Paulo, aconteceu um caso parecido, mas ocasionado pela chuva. Após uma tempestade, um almoxarifado contendo arquivos de unidades de saúde e medicamentos teve de ser esvaziado, acarretando em seu descarte. As salas em que os remédios estavam armazenados sofreram com infiltração nas paredes e no teto, fazendo com que o ambiente ficasse muito úmido, assim afetando o que estava guardado.

Equipamentos eletrônicos também devem ser bem preservados em almoxarifados, mesmo se estiverem embalados. Se armazenados em salas muito pequenas e sem ventilação, a umidade pode entrar nos aparelhos, causando posteriormente a condensação da água e formação de partículas. Só isso já é o suficiente para danificar o produto e afetar sua funcionalidade. A umidade necessária para guardar estes equipamentos varia entre 40% e 60%.

Diante do excesso de umidade, a proliferação de ácaros e fungos no ambiente de guarda de materiais é certeira. Embalagens de papelão, papéis, objetos e móveis são afetados por esses microrganismos. Os recursos dispostos ali são desperdiçados e o gasto com a reposição de materiais se faz necessário.

Controle eficiente para gestão de qualidade

Seguir os critérios adequados de acondicionamento e manter o controle das condições climáticas são exigências que todo almoxarife ou departamento responsável deve seguir. Bom funcionamento e organização são palavras de ordem para o gerenciamento dessa área.

A otimização de processos logísticos para atender pedidos, o controle dos estoques e a preservação dos itens colocados ali depende do uso de métodos modernos para gestão.

O investimento em softwares e equipamentos de alta tecnologia pode facilitar a realização de cada etapa dos processos diários e diminuir custos com perdas.

No que diz respeito a preservação, higienização e seguimento de regras para controle climático em almoxarifados, o Desidrat se apresenta como melhor opção. Utilizado de forma ininterrupta, o equipamento confere praticidade e segurança à um setor que lida com fluxo muito grande de demandas.

O Desidrat atua diretamente na prevenção e combate a proliferação de fungos e a condensação da água no ambiente, fatores que costumam danificar objetos. O equipamento controla a umidade relativa do ar, fazendo com que os produtos armazenados sejam devidamente conservados para sua distribuição ou uso interno nas empresas.

Sinônimo de vantagem no controle de umidade em almoxarifados, o desumidificador Desidrat confere mais um benefício às boas práticas de operações logísticas para todos os tipos de empresa, otimizando o modo como os produtos são estocados.

Entre em contato com um de nossos consultores para mais informações e saiba qual o melhor modelo de desumidificador de ar para seu ambiente.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar