Como Tirar Mofo de Roupas Brancas

Como Tirar Mofo de Roupas Brancas
Como Tirar Mofo de Roupas Brancas

Manchas no tecido, mau cheiro e até crises alérgicas: a presença de mofo nas peças de roupas é sempre uma experiência desagradável. Ainda mais quando se trata do tecido branco, que necessita de cuidados extras, já que, por se tratar de peças mais claras, as marcas podem se tornar mais difíceis de eliminar.

Além do mau cheiro e dos incômodos estéticos, o mofo atinge a saúde respiratória de adultos e crianças, desencadeando crises alérgicas de rinite, asma e bronquite, portanto deve ser eliminado o mais rápido possível.

O que é bom para tirar mofo da roupa branca?

Muitas vezes, somente o sabão em pó não é suficiente para tirar as manchas, por isso, as pessoas costumam recorrer a receitas para facilitar o trabalho de remoção. Abaixo, estão algumas receitas com o passo a passo.

Por se tratar de microrganismos nocivos à saúde, é preciso ter cautela ao mexer com o mofo. O ideal é fazer isso em uma área externa, de preferência usando máscara para não inalar as partículas.

Como tirar mofo de roupa branca usando vinagre branco

O vinagre de álcool branco é versátil, muito utilizado tanto na culinária, quanto na limpeza de casa. Para remover o mofo das roupas com esse produto, basta deixá-las de molho em um balde com água e vinagre durante 20 minutos. Enxágue e lave como de costume.

Mãos esfregando roupa branca para tirar manchas de mofo

Como tirar mofo de roupa branca usando limão

O suco de limão é um clareador natural devido à alta concentração de ácido, podendo remover vários tipos de manchas, incluindo o mofo. Faça o suco com três limões, coloque sobre a mancha de mofo e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, remova com auxílio de um pano limpo e lave a peça.

Como tirar mofo de roupa branca usando bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é ótimo para tirar manchas escuras das roupas. Para utilizá-lo, basta deixar as roupas manchadas de molho em 1 litro de água quente com uma colher de bicarbonato. Depois, lave a peça normalmente.

É importante ressaltar que, apesar dessas receitas removerem as manchas de mofo, elas não resolvem a questão por completo. Se a raiz do problema não for tratada, o mofo voltará e continuará afetando os tecidos, trazendo riscos à saúde.

Por que o mofo e o bolor aparecem nas roupas?

Para entender porque as roupas são frequentemente infectadas por mofo, é preciso entender quem são esses microrganismos e quais são suas condições de vida.

O mofo e o bolor são, na verdade, um agrupamento de fungos. Se alimentam de toda matéria orgânica, com um papel fundamental na natureza como decompositores e os tecidos são feitos, em sua maioria, com materiais naturais, tais como algodão, linho, lã e seda, se tornando um prato cheio para eles.

Para que os fungos cresçam, eles precisam de algumas condições:

  • Alimento;

  • Baixa ventilação;

  • Pouca iluminação;

  • Alta umidade.

Como se pode ver, o guarda-roupa reúne as circunstâncias ideais para o desenvolvimento de mofo, sendo a alta umidade a principal delas, pois em um ambiente devidamente seco e controlado, o mofo é impossibilitado de se reproduzir.

Sendo assim, algumas providências devem ser tomadas para evitar os danos sobre as roupas.

Roupas brancas de lã livre de mofo

Como evitar o mofo nas roupas?

Muito se fala na internet sobre as medidas para evitar mofo nas roupas, mas nem todos os métodos são efetivos. O uso de giz ou potes com arroz, por exemplo, não é muito útil, já que a quantidade de umidade do ambiente é muito superior à capacidade de absorção destes materiais.

As dicas abaixo, quando combinadas, podem surtir maior efeito contra o mofo:

  • Abrir as portas do guarda-roupa para aumentar a ventilação;

  • Nunca guardar roupas úmidas;

  • Fazer higienização frequente, ao menos uma vez por semana;

  • Controlar a umidade do ambiente entre 50% e 60%.

Segundo o relatório WHO Guidelines for Indoor Air Quality: Dampness and Mould, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a maneira mais eficiente de impedir o crescimento de mofo é a minimização da umidade. A OMS também recomenda que, para que o ambiente esteja em níveis saudáveis, a umidade relativa seja controlada em torno de 50% e 60%.

Esses níveis só são alcançados através do uso de um Desumidificador Desidrat. Com sensores inteligentes, ele faz a leitura da umidade do ar em tempo real e remove o excesso de umidade do ambiente.

Dessa forma, o Desidrat elimina as condições de vida dos fungos que causam o mofo, com eficiência comprovada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, protegendo as roupas, móveis e a sua saúde, 24h por dia.

Saiba mais sobre os benefícios que o Desumidificador Desidrat pode trazer para sua casa.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar