Desafios de ter uma casa na praia
Seja para morar ou apenas passar uma temporada em uma das mais de duas mil praias do país, adquirir um imóvel no litoral é uma ideia que passa pela cabeça de muitos brasileiros.
As casas de praia são sinônimo de momentos de relaxamento e diversão em família, longe dos estresses da cidade. No entanto, um perigo invisível pode ameaçar a tranquilidade de quem tem casa na praia: a maresia e os problemas da umidade.
A maresia é um inconveniente que atinge a maioria dos imóveis litorâneos, podendo causar uma série de prejuízos financeiros, males para a saúde e o que era para ser um momento agradável, se torna uma crise de espirros em instantes.
Mas afinal, o que é a maresia?
A maresia é um termo popular para a fina névoa úmida que atinge as cidades litorâneas, formada por bilhões de gotículas de água do ar devido à movimentação das ondas, que são carregadas para o continente através dos ventos. O alcance da maresia varia conforme a região, mas normalmente atinge até 5 km de distância do mar.
Só a umidade causada pelo mar já é o suficiente para causar incômodos consideráveis dentro de casa. Mas a maresia ainda é carregada de diversos sais como cloreto e sulfato de sódio, que acelera o processo de corrosão
Os efeitos da maresia
Os danos da maresia podem ir desde a perda de bens materiais, até rachaduras em concreto, potencializando a corrosão de componentes metálicos, enferrujando carros, e danificando eletrônicos e eletrodomésticos, diminuindo sua vida útil consideravelmente.
Corrosão de metais
Os átomos de ferro se unem ao oxigênio, através das moléculas de água presentes no ar. Com os sais trazidos pelo vento, a corrosão é facilitada, acelerando ainda mais o processo.
Excesso de umidade
Outro incômodo causado pela maresia é a umidade em excesso. Ela é responsável pelo cheiro desagradável e a sensação das roupas de cama estarem coladas no corpo, além de causar estufamento e descascamento de móveis de madeira, e falha nos dispositivos eletrônicos.
Mofo, bolor e ácaros
Além disso, a umidade também favorece a proliferação de microrganismos como ácaros, bactérias e fungos nas casas. No caso dos fungos, além de serem alérgenos e causarem crises respiratórias de rinite, asma e bronquite, eles ainda dão origem ao bolor e mofo, que causam manchas em roupas, estragam móveis e deterioram paredes e tetos.
Esses microrganismos se desenvolvem amplamente quando a umidade está acima de 60%, cenário muito comum em casas de praia.
Como combater a maresia
Investir em aço inoxidável é uma opção, já que são materiais mais resistentes à corrosão, mas trocar todos os eletrodomésticos da casa nem sempre é uma alternativa viável. Além disso, só resolveria parte dos problemas relacionados à maresia.
A solução está no controle de umidade, já que as partículas de água presentes no ar são o fator essencial para que ocorra tanto a corrosão, quanto a proliferação de microrganismos e o estufamento de móveis, por exemplo.
As soluções paliativas como potes de sílica, giz ou outras alternativas caseiras não resolvem o problema. O recomendado para proteger o imóvel na praia é o uso de desumidificadores de ar.
O que é um desumidificador de ar?
O desumidificador é um equipamento desenvolvido especialmente para controlar a umidade relativa do ar dentro do padrão pré definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, níveis entre 50% e 60%.
Ao controlar a umidade do ar, o desumidificador evita a corrosão dos eletrodomésticos e eletrônicos, aumentando sua vida útil e evitando prejuízos financeiros. Ao evitar a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, previne o mofo, o mau cheiro e as crises alérgicas, trazendo maior bem-estar para a família.
A linha de desumidificadores Desidrat, da Thermomatic, é pioneira no Brasil. Presente nos lares brasileiros há mais de 37 anos, tem sua eficácia comprovada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Através de sua tecnologia, oferece opção de controle de umidade contínuo, protegendo sua casa 24h por dia, mesmo na sua ausência.