Desumidificador de Ar para Fertilizantes

Desumidificador para Fertilizantes
Desumidificador para Fertilizantes

Armazenamento correto de fertilizantes

Fertilizantes, minerais e orgânicos, naturais ou sintéticos, são essenciais à produção de alimentos no solo brasileiro. E para que eles de fato forneçam nutrientes para formação de sementes, folhas ou frutos, é preciso garantir o emprego das técnicas corretas e conscientes durante a etapa de estocagem, seja a curto ou longo prazo.

Para atender a demanda nacional do uso de fertilizantes que advém da necessidade de produzir mais alimentos em espaços menores, é necessário contar com produtos de alta qualidade, fator que advém também do armazenamento correto. Todo potencial produtivo de uma lavoura pode ser perdido caso os cuidados necessários não sejam tomados.

O uso de fertilizantes tem papel crucial na verticalização e expansão da agricultura brasileira e na rentabilidade do agronegócio. Tal prática exige manejo correto dos insumos e atenção às práticas mais simples por parte dos profissionais do ramo, toda atenção deve ser prestada principalmente no que diz respeito à integridade do produto.

O mercado norteado por leis, repleto de concorrentes e com uma demanda cada vez maior por fertilizantes, exige que os riscos e danos provocados pelo excesso de umidade sejam devidamente controlados e evitados. Tudo para preservar a qualidade e integridade física desses produtos e minimizar ao máximo a chance de possíveis perdas.

Diante da umidade alta, condições físicas e químicas podem ser alteradas e as consequências se estendem também às embalagens utilizadas, ao espaço necessário para organização, ao manuseio e até ao transporte desses itens. Mesmo que dentro de locais fechados e seguros para proteção contra sol e chuva, os galpões se tornam locais suscetíveis à proliferação de fungos, quando as práticas de limpeza e as exigências quanto às condições ambientais não são devidamente seguidas.

Excesso de umidade e qualidade de insumos agrícolas

Compostos de macro ou micronutrientes, em forma perulada ou granulada, é necessário que produtores se atenham ao peso, altura, número de sacos de fertilizantes permitidos para cada pilha, à distância necessária entre as mesmas e fazer a identificação de cada uma delas com nome e composição.

Além disso, manter o controle sob a condições ambientais, como está previsto no art. 47 do decreto nº 4.954/2004 é imprescindível, “o armazenamento de fertilizantes deve observar as instruções fornecidas pelo fabricante ou importador, bem como as condições de segurança apresentadas no rótulo e as regras e procedimentos estabelecidos para o armazenamento de produtos que oferecem perigo”. Afinal, cada tipo de adubo reage de um jeito diferente ao excesso de umidade devido à sua composição.

Fertilizantes sólidos têm propriedade higroscópica e, uma vez que prontos para armazenamento, eles exigem cuidado quanto à embalagem e posicionamento dentro dos galpões, silos ou caixas fechadas, a fim de evitar estragos. Os cuidados devem ir além do uso de pallets e lonas plásticas, também é preciso se ater a qualidade do ar.

Diante do menor contato dos insumos com a umidade ou calor, através de rasgos ou fissuras nas embalagens, a uréia, componente desse tipo de produto, absorve toda água em forma de vapor que existe no ar e se transforma em lama. No caso dos fosfatados, ocorre compactação e perda de eficiência.

As partículas ficam moles e pegajosas, começam a rachar e resultam em branqueamento e empedramento do produto. Além disso, a umidade alta causa a perda de propriedades químicas e físicas, que diminuem a eficácia dos fertilizantes. E, ainda em alguns casos, o galpão fechado pode auxiliar na retenção da “poeira de fertilizante”, causando desconforto nos trabalhadores que manuseiam o material.

Como em qualquer outra cadeia de produção, um simples descuido no que diz respeito ao ambiente acarreta danos, diminui a produtividade e afeta até mesmo a colheita que é feita meses depois.

O uso do desumidificador no armazenamento de fertilizantes

O gerenciamento de qualquer armazém ou galpão exige um bom plano de estocagem, levando em consideração cada tipo de produto colocado ali e as necessidades da logística. Diante da adoção de medidas, materiais e equipamentos corretos, cada estrutura de cada tipo de produtor ou distribuidor apresentará os resultados esperados e até mesmo benefícios.

A escolha da localização; dos pisos e pavimentos certos; construção de paredes, pé direitos e teto seguindo as medidas corretas; uso de sistemas de proteção de descargas atmosféricas; e sistemas de contenção de resíduos, são só alguns dos requisitos exigidos para que um plano de armazenagem seja eficiente.

Mas, além de contar com profissionais renomados e que assegurem todos os pontos citados acima, também é preciso investir em equipamentos capazes de garantir que as condições climáticas da região em que o fertilizante é armazenado, não interfiram em sua qualidade.

Para tanto, o uso de um Desidrat é o ideal, já que o equipamento proporciona equilíbrio à qualquer ambiente. A adoção de um desumidificador Desidrat evita perda de produtos, contaminação cruzada e ainda preserva sua qualidade sanitária.

Desenvolvido para trabalhar também no armazenamento de grãos, sementes, tabaco, algodão e papéis, o desumidificador de ar trabalha para que os estoques mantenham os níveis de umidade do ar em até 50%, evitando a deterioração dos produtos e a formação de poeira de fertilizantes.

Agende uma visita técnica e descubra o modelo ideal para o seu armazém.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores para controle de umidade no armazenamento de fertilizantes:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar