Desumidificadores para Sala de Cinema

Desumidificadores para Sala de Cinema
Desumidificadores para Sala de Cinema

Seja para acompanhar uma estreia mundial ou um simples passeio no fim de semana, ir ao cinema se tornou uma das atividades mais procuradas para lazer entre família e amigos. O cheiro de pipoca no ar e a ansiedade ao ver um novo filme são características conhecidas pelos cinéfilos assíduos.

Prontas para atender a todo tipo de público, as salas de cinema podem acomodar desde pequenos grupos até centenas de pessoas. Porém, independente do tamanho, os espectadores devem se sentir confortáveis durante as horas que passarão naquele ambiente. Para isso, é necessário que as salas possuam climatização correta.

Além de prezar pelo bem-estar do cliente, os equipamentos utilizados nas salas de cinema também devem ser protegidos para evitar sua deterioração, que também interfere na exibição dos filmes.

Como a circulação de pessoas é grande em salas de cinema, é preciso realizar o controle de umidade. Somente o equilíbrio vai garantir a qualidade do ar dentro das salas, que pode ser muito prejudicada por microrganismos, como fungos caso não sejam tomadas as medidas corretas.

As consequências da umidade excessiva em salas de cinema

Garantir que seu cliente tenha uma experiência boa ao assistir um filme é essencial para que seu cinema seja reconhecido. A climatização das salas é um ponto fundamental para garantir o bem-estar de todos. A umidade precisa estar em equilíbrio com a temperatura para evitar problemas de estrutura ou até mesmo de saúde das pessoas que frequentam o local.

Com a umidade excessiva, aumentam as chances de proliferação de fungos, como bolor e mofo. Os microrganismos tomam conta do ambiente fechado, se espalhando pelas paredes e pelo teto, causando mau cheiro nas salas e incômodo aos clientes. Por ser um ambiente que não recebe ventilação e luz, faz com que os fungos se reproduzam mais rapidamente caso não haja o controle devido. Além disso, nosso corpo contribui com 15% de umidade no ambiente. Um cinema cheio é o objetivo de qualquer empreendedor, e essa sobrecarga de umidade pode ser rapidamente neutralizada com o uso de um Desidrat.

Os ácaros também estão presentes neste ambiente. Estofados, poltronas, cortinas, e carpetes são materiais higroscópicos, que retém a água presente no ar, e são os locais preferidos desses microrganismos e podem afetar a experiência dos espectadores, já que são uns dos principais desencadeadores de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma.

Outro problema causado pelo excesso de umidade do ar nas salas de cinema é a falta de preservação dos equipamentos. O dano causado nos aparelhos pode resultar em prejuízos, como o descarte total do mesmo. Os fungos que se desenvolvem com a umidade alta podem entrar em contato com a tela, alterando sua aparência e prejudicando a exibição do filme. Os equipamentos de áudio também podem ser danificados, tanto pelos microrganismos quanto pela oxidação, que acontece quando partículas de água entram nos aparelhos.

A sala de projeção também sofre as consequências da alta umidade, principalmente em cinemas mais antigos. Como os equipamentos esquentam, a umidade no ambiente aumenta. Isso faz com que o bolor se desenvolva e, consequentemente, cause danos à lente do projetor, que dificilmente será recuperada.

Todos esses problemas podem ser evitados com o controle de umidade. Para evitar a proliferação de fungos e ácaros, é necessário manter a umidade das salas entre 50% e 60%. Se a umidade estiver acima destes níveis, poderá ocorrer perda de equipamentos e acervo.

A norma a ser seguida em ambientes fechados para prezar a qualidade do ar é a NBR 16401-3, da ABNT. O item 6.3.3 da resolução diz que é recomendável que o ar vindo do exterior da sala seja resfriado e desumidificado, além de filtrado, a fim de reduzir a carga de condensados no ambiente.

O uso do desumidificador nas salas de cinema

A qualidade da experiência durante a ida ao cinema é essencial para que o cliente volte e recomende seu espaço para outras pessoas. O controle de umidade é fundamental para garantir esta qualidade e aumentar os lucros do seu negócio.

O desumidificador de ar Desidrat controla a umidade e impede o desenvolvimento de microrganismos, como os fungos, que afetam não somente a aparência da sala de cinema, mas também sua estrutura e a vida útil dos equipamentos. O Desidrat também controla a quantidade de partículas em suspensão, que são compostos por esporos de fungos, excrementos de ácaros, poeira e fragmentos de insetos. Esses inalados em excesso são os principais desencadeadores de alergias respiratórias.

A Thermomatic oferece desumidificadores prontos para atender as salas de cinema de todos os tamanhos.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores para controle de umidade na sala de cinema:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet