Poluição do Ar e Seus Impactos na Saúde Respiratória
Já reparou que o ar respirado quando se está ao redor de árvores, em um campo, por exemplo, é totalmente diferente do ar que é inalado em grandes centros urbanos? Em muitos casos, o ar poluído das cidades pode até causar dificuldades respiratórias.
Não é só a cor do céu que muda de azul para cinza com a poluição das cidades. A baixa qualidade do ar também é extremamente prejudicial, não somente para o meio ambiente, mas também para a saúde respiratória.
Falta de ar e dificuldades para respirar são apenas alguns dos sintomas que a poluição atmosférica pode causar no organismo, mas o ar poluído pode levar até a morte.
Se você deseja se manter informado sobre o controle de umidade e temperatura, receber notícias, convites para eventos e muito mais, inscreva-se em nossa base de dados.
Quais são as consequências da poluição do ar?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição é responsável pelo óbito de 50 mil pessoas anualmente no Brasil por desencadear doenças como câncer de pulmão e ataque cardíaco, por exemplo. Somente no Estado de São Paulo, a poluição mata mais de 17 mil pessoas.
Aliás, uma pesquisa realizada pela USP revelou que passar duas horas no trânsito de São Paulo é equivalente a fumar um cigarro. Isso ocorre devido à abundante quantidade de poluentes emitidos pelos veículos (como dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono), responsáveis por cerca de 50% da poluição atmosférica da cidade.
Todos são afetados pela poluição do ar, mas quem sofre maior risco são bebês (já que estão em fase de formação dos alvéolos do pulmão) e crianças de até 5 anos. Segundo estudos do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde, a poluição do ar é responsável por 17,5% das mortes por pneumonia em crianças menores de 5 anos em todo o mundo.
Mas não é só isso. Os idosos e portadores de doenças respiratórias, como asma, bronquite, rinite e sinusite também são amplamente afetados, já que quem vive em grandes zonas de poluição tende a ter diminuição do desempenho pulmonar, o que intensifica os problemas respiratórios.
As partículas de poluição agridem as vias aéreas, diminuindo o fôlego e podem inflamar pulmões e brônquios, prejudicando o sistema respiratório. Com isso, as crises tornam-se mais frequentes, diminuindo a qualidade de vida dos indivíduos.
Entre os principais sintomas relacionados aos poluentes estão:
-
Dificuldade para respirar;
-
Falta de ar;
-
Queimação na garganta;
-
Tosse seca;
-
Sensação de aperto no peito;
-
Chiado ao respirar, etc.
Enquanto isso, as consequências da longa exposição a altas quantidades de poluição do ar no organismo são: o aumento de diabetes do tipo 2, morte prematura de bebês e até acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Não deixe que a poluição tomar conta da sua casa! Solicite um orçamento de nossos produtos abaixo:
Como evitar os efeitos da poluição do ar dentro de casa?
Para quem vive em grandes metrópoles, é preciso tomar algumas medidas preventivas de modo a evitar as doenças causadas pela poluição do ar.
Evitar atividades físicas ao ar livre em meses em que a poluição é recorrente (quando a umidade relativa do ar externa está mais baixa) e aumentar a ingestão de líquidos para manter as vias respiratórias hidratadas são alguns cuidados que devem ser considerados.
Uma das soluções mais práticas de prevenção é cuidar da qualidade do ar interior, uma vez que as pessoas costumam passar 90% do tempo em ambientes internos. Adicionar mais plantas na decoração é uma alternativa, já que elas liberam mais oxigênio para o local, trazendo mais conforto para o lar.
Hoje em dia também é possível contar com o auxílio da tecnologia para evitar os males da poluição dentro de casa através do uso de purificadores de ar eficientes, diminuindo a dificuldade para respirar mesmo nas épocas em que a poluição está mais presente.
O uso de um purificador de ar é recomendado principalmente para alérgicos, já que remove as impurezas suspensas no ar como fumaça, poeira, fuligem, odores de cigarros e é claro, partículas poluentes.
O Purifik Air da Thermomatic é uma opção eficiente para remover os poluentes, pois elimina 99,97% dos contaminantes aéreos, proporcionando um ar muito mais limpo para se respirar. Assim, você previne crises alérgicas e se previne contra os efeitos causados pela poluição.
Adquira já seu purificador de ar e acabe com as crises alérgicas!