Desumidificador de Ar para Idosos

Desumidificador de Ar para Idosos
Desumidificador de Ar para Idosos

A terceira idade é uma das fases mais delicadas, por isso, é preciso tomar cuidados para se ter uma boa qualidade de vida. Ainda mais hoje em dia, em que a expectativa de vida no Brasil está cada vez maior.

De acordo com dados do IBGE, a média de vida de uma pessoa que nasceu em 2020 é de 76,7 anos. E esse número tende a aumentar para 79,9 para os que nascerem em 2040.

Com o avanço da idade, é fundamental realizar a manutenção da saúde para obter longevidade com vigor. Afinal, conforme o envelhecimento se sucede, é comum que o sistema imunológico se fragilize e se debilite cada vez mais, possibilitando o surgimento de doenças e alergias respiratórias.

As doenças respiratórias mais comuns em idosos.

Idosa espirrando

Conforme a temperatura abaixa e a umidade relativa do ar aumenta, as crises de problemas respiratórios em idosos vão ficando mais frequentes.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), entre 5% e 10% dos pacientes brasileiros com mais de 60 anos possuem algum tipo de alergia. Dentre as principais estão:

Rinite alérgica

Em primeiro lugar está a rinite alérgica, sendo umas das principais alergias que costumam causar incômodos na terceira idade. Pode apresentar sintomas como:

  • Coriza, obstrução nasal e espirros em abundância;
  • Coceira e vermelhidão nos olhos;
  • Pigarro ou tosse;
  • Perda do paladar e do olfato (casos crônicos).

Suas crises geralmente são desencadeadas por microrganismos como ácaros, fungos, poeira domiciliar, pelos de animais, pólen, fortes odores, entre outros.

Asma

Apesar de ter maior prevalência em bebês e crianças, a asma também atinge com frequência as pessoas de idade mais avançada. Caso não seja tratada corretamente, pode até mesmo levar ao óbito.

Seus sintomas mais notáveis são:

  • Falta de ar;
  • Chiado no peito;
  • Cansaço;
  • Tosse.

Os fatores mais comuns que podem agravar crises de asma são a alta umidade do ar, gripes e resfriados, exercícios físicos intensos e a inalação de alérgenos como o mofo, a poeira domiciliar e a fumaça.

Tosse

A tosse crônica pode estar associada a alergias e é um transtorno regular entre pessoas acima de 60 anos, causando inúmeros incômodos, em especial durante o momento de repouso. É necessário acompanhamento médico para identificar as causas e soluções.

Idosa tossindo

Como prevenir doenças respiratórias em idosos?

Para reduzir crises respiratórias na terceira idade, é imprescindível diminuir a exposição a elementos desencadeantes. Alguns hábitos diários podem ajudar nessa batalha, como reforçar a limpeza dos cômodos e deixá-los sempre bem arejados (confira 7 dicas de limpeza doméstica para alérgicos clicando aqui).

Entretanto, mesmo com a higiene em dia, os microrganismos como fungos (responsáveis pelo mofo e bolor) e ácaros, ainda podem levar a complicações.

Os fungos têm uma função fundamental de decomposição na natureza, mas no ambiente domiciliar podem causar estragos tanto em bens materiais como móveis, paredes e roupas (deixando aquele mau cheiro característico), e também na saúde, já que seus esporos causam irritação nas vias respiratórias.

Limpando a parede com spray

Já os ácaros são pequenos aracnídeos que se alimentam da descamação da pele humana. Habitam, principalmente, em travesseiros, tapetes, carpetes e colchões. Parecem inofensivos, mas seus esporos e excrementos frequentemente provocam inflamação nos brônquios.

Ambos os microrganismos possuem uma característica em comum: são estimulados por climas úmidos e escuros. Basta um foco de umidade elevada para eles se reproduzirem em ampla escala, causando crises alérgicas.

Portanto, a forma mais eficiente de fazer a prevenção, é através do controle do excesso de umidade do ar por meio da desumidificação do ambiente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis apropriados para os seres humanos são entre 50% e 60%.

Controle a umidade e melhore a qualidade do ar eliminando crises respiratórias nos idosos

Uma casa habitada por pessoas de maior idade deve ter uma série de cuidados, especialmente em relação à qualidade do ar que se respira. Por conta de seu sistema imunológico mais frágil, os idosos podem sofrer ainda mais com problemas nas vias aéreas.

Quando se fala de umidade do ar para pessoas com alergias respiratórias, a primeira coisa que vêm a cabeça de muitas pessoas é o umidificador. Mas seu uso inadequado pode trazer mais riscos do que benefícios, podendo até mesmo agravar as doenças, disseminando fungos, ácaros e bactérias, já que não é possível ajustar o nível de umidade.

O ideal é usar um desumidificador de ar que, através de seu umidostato, mantém a umidade sob controle, diminuindo a proliferação de microrganismos nocivos à saúde e, desta forma, evitando crises respiratórias.

O uso do desumidificador de ar Desidrat é indicado para todos os espaços e funciona como uma ótima medida de prevenção para crises de rinite, asma, tosse e até mesmo bronquite. Além disso, o equipamento ainda retém as partículas em suspensão como poeira, pólen, entre outros, devolvendo o ar na medida certa e livre de impurezas.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Desumidificadores de ar que eliminam ácaros e evitam mofo e bolor no ambiente:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar