Alergias

Alergias
Alergias

As alergias são comumente conhecidas pelas suas reações. Há quem possua alergias alimentares, de amendoim ou frutos do mar, por exemplo. Outros têm reações por conta de picadas de insetos. Já algumas alergias são causadas pelas partículas suspensas no ar ou por microrganismos presentes no ambiente, como as alergias respiratórias e dermatológicas.

As reações alérgicas acontecem quando alguma partícula estranha entra no nosso organismo, causando uma reação exagerada que resulta em sintomas diversos. No caso das dermatológicas, o contato com a pele provoca reações como coceira e manchas, enquanto as alergias respiratórias resultam em espirros, tosse e coriza.

As alergias respiratórias mais comuns registradas no Brasil são a asma e a rinite. A rinite acomete mais de dois milhões de brasileiros, sendo 30% apenas crianças e adolescentes. É a doença alérgica mais comum do mundo.

Já a asma é perigosa se não for tratada corretamente. A doença, cuja crise pode provocar parada cardíaca, mata três pessoas por dia no Brasil. Seu desenvolvimento está ligado tanto ao histórico familiar quanto à própria rinite. É estimado que 20 milhões de brasileiros vivem com a doença, mas menos de 13% a tem sob controle.

As duas doenças são prejudiciais à qualidade de vida das pessoas. Em um ambiente com ar condicionado, por exemplo, os sintomas da rinite são os primeiros a aparecer. Os problemas também podem ocorrer com o uso de produtos de limpeza e no acúmulo de poeira dentro de casa, que entopem as vias aéreas superiores e causam reações alérgicas.

 

Veja os principais sintomas de alergias respiratórias abaixo:

Asma

  • Falta de ar

    Falta de ar
  • Cansaço

    Cansaço
  • Chiado no peito

    Chiado no peito
  • Tosse

    Tosse
  • Ansiedade

    Ansiedade
  • Desconforto torácico

    Desconforto torácico

Rinite alérgica

Rinite alérgica principais sintomas

Alguns tipos de alergias são provocadas pelos fungos, tanto as dermatológicas quanto as respiratórias. A sinusite fúngica, por exemplo, é comum em pessoas que vivem em locais já contaminados pelos microrganismos. Seus principais sintomas são dor na face, congestão nasal, perda de olfato, queimação na garganta e falta de ânimo.

Já as alergias dermatológicas causadas pelos fungos são chamadas micose e se dividem em quatro tipos: Pitiríase versicolor (pano branco), Tinha, Onicomicose e Candidíase cutânea. A micose é uma reação alérgica que provoca manchas na pele, vermelhidão, coceira e bolhas.

No caso da candidíase cutânea, se não for tratada corretamente com acompanhamento médico, pode chegar à corrente sanguínea e causar sérios problemas ao organismo.

O que provoca alergias?

Alergias respiratórias

As irritações e crises provocadas pelas alergias respiratórias podem acontecer por diversos fatores ligados ao ambiente. Elas são mais comuns no inverno, por exemplo, já que ficamos mais tempo em ambientes fechados. Mesmo assim, a umidade se torna um problema, pois temos o costume de tomar banhos mais quentes, cozinhar mais e fechar portas e janelas para manter o ar frio bem longe. Com isso, a umidade acaba se acumulando dentro de casa, aumentando os riscos de uma crise alérgica.

Isso faz com que o ambiente fique propício ao desenvolvimento de ácaros e fungos, que são prejudiciais à saúde. Os ácaros, por exemplo, são alguns dos principais desencadeadores de doenças respiratórias.

Os microrganismos se escondem em sofás, roupas de cama e banho, travesseiros, colchões, além de se abrigarem na nossa pele e nos pelos dos animais de estimação. A proliferação é facilitada com o excesso de umidade dentro de casa. É estimado que cada grama de poeira do sofá contenha até 900 ácaros.

O ambiente úmido e contaminado pelos microrganismos faz com que as crises de asma fiquem mais intensas, podendo causar graves consequências à saúde. A principal recomendação para as doenças é tratá-las com o devido cuidado e prezar pela qualidade do ar dentro de casa.

Ainda no ambiente domiciliar, é comum o desenvolvimento de fungos nas paredes e nos cantos dos cômodos, o que é perigoso. O Aspergillus fumigatus, por exemplo, desenvolve crises alérgicas que afetam a respiração e desencadeiam outros problemas, como tosse e secreção com sangue.

O cuidado deve ser redobrado com bebês, já que seu sistema imunológico ainda não está completamente formado e pode resultar em problemas graves. É mais que necessário prezar pela limpeza no quarto do bebê, já que os ácaros podem se alojar facilmente em tapetes, cortinas e bichinhos de pelúcia.

Alergias dermatológicas

A micose é uma alergia comum causada por fungos. Um simples contato do microrganismo com a pele já causa reações. Isso acontece quando o ambiente já está contaminado, podendo resultar em ainda mais problemas de saúde.

Um local com a umidade acima de 60% facilita a proliferação de fungos, como Malassezia Furfur, Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton. Eles se alojam em nossa pele e desenvolvem manchas vermelhas e brancas, coceira, irritação da pele e até mesmo erupção cutânea.

Como evitar o desenvolvimento de alergias

A OMS - Organização Mundial de Saúde recomenda que a umidade ideal para o ser humano é entre 50% e 60%. Os níveis garantem o bem-estar e ainda preservam bens materiais, como móveis e eletrodomésticos. Além disso, evitam a proliferação de mofo que, ao entrar em contato com móveis e eletrodomésticos, causa danos que podem ser irreparáveis.

O uso de anti-histamínicos, purificadores de ar e umidificadores no tratamento de alergias respiratórias é comum, mas não funcionam se a umidade não for controlada. A crise alérgica pode atrapalhar tanto o dia a dia no trabalho como os momentos de lazer. Por isso, é importante garantir os níveis corretos de umidade nas residências.

Para manter a umidade equilibrada e evitar crises alérgicas, é necessário um desumidificador de ar Desidrat. O equipamento é ideal para manter a recomendação da OMS, além de impedir o desenvolvimento de ácaros e fungos no ambiente.

O Desidrat mantém a qualidade do ar, retirando dele todas as impurezas que estão suspensas e devolvendo ao ambiente um ar limpo e sem excesso de umidade. A Thermomatic oferece equipamentos ideais para todos os cômodos da casa, garantindo saúde e conforto para sua família.

Entre em contato com nossos consultores e saiba qual o Desidrat certo para a sua casa!

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Confira equipamentos que ajudam evitar alergias:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar