Por Que é Importante o Controle da Temperatura na Indústria?

Por Que é Importante o Controle da Temperatura na Indústria?
Por Que é Importante o Controle da Temperatura na Indústria?

A temperatura pode interferir em diversos processos industriais, especialmente tratando-se de produtos sensíveis a alterações ambientais como os dos setores farmacêutico e alimentício. O controle sobre esta e outras variáveis, como a umidade, é fundamental para garantir que o padrão de qualidade seja atingido.

Em diversos segmentos industriais, a falta de controle sobre a temperatura e umidade relativa do ambiente pode resultar em contaminação e desperdício dos produtos, o que significa prejuízos financeiros. Os equipamentos também precisam atuar dentro da faixa de temperatura indicada pelos fabricantes, ou poderão apresentar defeitos.

Mão ajustando temperatura adequada em painel

Controle de temperatura: por que é importante?

Fazer o controle de temperatura é uma das etapas mais significativas dos processos de produção. Os benefícios obtidos por essa ação vão além de conservar produtos perecíveis.

Em um data center, por exemplo, controlar a temperatura nos níveis adequados pode evitar o superaquecimento das máquinas, mantendo seu funcionamento eficiente.

Por outro lado, o descontrole sobre a temperatura em uma câmara fria envolve um aumento desnecessário nos gastos com eficiência energética e intensifica o risco da deterioração de alimentos.

A proliferação de microrganismos como fungos e bactérias também é resultado da temperatura e umidade relativa elevada e pode atingir estoques de alimentos, medicamentos, vacinas, cosméticos, etc.

Para evitar esses danos, os níveis de temperatura e umidade devem ser monitorados em todas as fases da indústria. O uso de um data logger pode ser útil nestes casos.

O controle de temperatura e umidade é exigido pelos órgãos fiscalizadores das indústrias

O controle de temperatura e umidade são tão importantes que em vários setores da indústria existem leis e normas que exigem a fiscalização adequada.

No Brasil, órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são responsáveis pelas regulamentações durante as fases de produção, armazenamento e transporte de produtos suscetíveis a mudança de temperatura e umidade.

Mulher monitorando temperatura e umidade do ambiente

Tipos de controle de temperatura

Existem várias formas de controle de temperatura no ambiente industrial, algumas delas são:

Controle on-off

O controle on-off, como o próprio nome já diz, consiste em um comando de ligar e desligar. Esse tipo de controle é indicado para processos onde a mudança de temperatura ocorre de forma lenta e gradativa, como em câmaras frias ou em ar-condicionados, por exemplo.

Quando a temperatura está acima do estabelecido, os sinais de controle desligam a resistência ou ligam um sistema de resfriamento. Assim como quando os níveis estão abaixo, é acionado um comando para que a temperatura se eleve.

Controle Proporcional

O controle proporcional responde à alteração de temperatura antes que ela se desvie do padrão estabelecido, através do aumento ou diminuição da energia do equipamento de refrigeração.

Controle PID

Os controles de PID (Proporcional, Integral e Derivativo), ajustam a temperatura através dos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), determinando os padrões ideais.

Monitore a temperatura de sua indústria e evite perdas na produção e armazenamento

Controlar e monitorar as variáveis climáticas, como temperatura e umidade, são necessárias para conservar os produtos e máquinas. Além disso, é preciso atender às exigências legislativas.

O sistema supervisório é uma solução tecnológica que dispensa a interferência humana para a coleta de informações referentes à temperatura e umidade relativa do ambiente. Através da supervisão constante com alertas que sinalizam alterações, permite manter o padrão de qualidade definido.

Conheça o Super-V da Thermomatic: com precisão no registro de dados de temperatura e umidade relativa do ambiente, otimiza os processos com alto índice de confiabilidade.

Ao monitorar a temperatura e umidade relativa do ar com o Super-V, é possível ter vantagens como:

  • Impedir o desenvolvimento de fungos (mofo e bolor) e bactérias;

  • Impedir a condensação do ambiente;

  • Auxiliar na secagem de infiltrações;

  • Proteger máquinas e equipamentos contra corrosão e ferrugem;

  • Evitar oxidação em dispositivos elétricos e eletrônicos;

  • Manter a integridade de materiais higroscópicos;

  • Preservar a qualidade dos produtos, aumentando a lucratividade dos negócios.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar