Desumidificador para Quarto de Bebê

Desumidificador para Quarto de Bebê
Desumidificador para Quarto de Bebê

A chegada de uma criança na família é sempre um momento muito especial, mas existem alguns cuidados que vão além de planejar um belo quarto para o pequeno e enchê-lo de brinquedos.  Pais e familiares devem ficar atentos na hora de montar e limpar o quarto do bebê, pois ácaros, fungos e bactérias podem se esconder ali e causar sérios problemas de saúde.

O quarto é onde o bebê e os pais passarão boa parte do tempo e é essencial que esse cômodo tenha um clima aconchegante e seguro para evitar que a criança se machuque e principalmente contraia alguma doença. Afinal, o sistema imunológico dela ainda está em formação.

 

 

Inclusive, as quatro primeiras semanas de vida, período conhecido como neonatal, são o período em que o recém-nascido é mais suscetível a infecções causadas por microrganismos. Apesar da amamentação, alimentação, exposição ao sol, acompanhamento médico e boas noite de sono terem um papel importantíssimo nessa fase, o sistema imunológico da criança é considerado forte só a partir dos dois anos de idade, quando grande parte das vacinas já está em dia. Por isso, esses cuidados minuciosos e a atenção aos pequenos detalhes são tão importantes.

 

Abaixo, nós listamos algumas dicas que em geral os pais costumam seguir se tratando do quarto dos pequenos:

 

Optar por móveis com poucos detalhes e pontas arredondadas para impedir que a criança leve um tombo ou prenda algum dedo.  Geralmente, esses móveis têm mais de uma função, como um berço acoplado a um trocador ou uma cômoda, por exemplo.

 

Usar nichos, prateleiras e porta-treco.  Esses pequenos espaços são ótimos para ajudar na organização de coisas como itens de higiene e podem ser pendurados em vários lugares do quarto.

 

 

Instalar grades e redes de proteção. Com o passar do tempo os bebês se tornam mais ativos e ­­nem sempre os pais ou responsáveis estão por perto para evitar alguma queda. Por isso, as grades de proteção em janelas, varandas e escadas são tão importantes.

 

Em termos de segurança e organização, esses são só alguns dos pontos mais relevantes, um espaço otimizado ajuda a tornar o dia a dia dos pais mais prático. Só que além de praticidade, esse quarto pode ser pensado para manter a saúde e o bem-estar do seu filho.

Para garantir eficiência nesse quesito, é muito importante prestar atenção aos pequenos detalhes, como o tipo de material usado para fazer brinquedos e objetos de decoração, além dos produtos utilizados na limpeza do ambiente e qual a melhor forma de mantê-lo livre de possíveis ameaças à saúde. Aqui, as regras de higiene devem ser levadas bem a sério.

Além de manter o ambiente sempre arejado e garantir que ele receba iluminação natural, é muito importante manter a umidade do ar controlada (saiba mais sobre umidade relativa do ar). Se desregulados, esses fatores podem contribuir para proliferação de milhares de microrganismos em diferentes cantos do quarto (leia também sobre umidade no quarto).

Os tapetes, cortinas e bichinhos de pelúcia, por exemplo, apesar de lindos e uma boa opção para dar mais personalidade ao quarto, são esconderijos para ácaros e fungos que costumam causar alergias e dificultar a respiração. Esses problemas de saúde, como dermatites e alergias respiratórias costumam aparecer principalmente durante a infância.

As alergias, por exemplo, se manifestam na pele dos bebês, através bolinhas vermelhas, manchas e coceira.  Enquanto os sintomas das doenças respiratórias, como, bronquite, rinite e asma, provocadas pela presença de alérgenos no ambiente, costumam aparecer até os três anos de idade. E de acordo com a ASBAI- Associação Brasileira de Alergia e Imunologia 20% das crianças no país sofrem com asma (veja mais informações sobre essa doença que pode matar).

A maioria dos pais costuma recorrer à limpeza, mas digamos que lavar todos os ursinhos de pelúcia de quinze em quinze dias ou passar aspirador de pó no quarto diariamente não são lá as medidas mais práticas para quem tem um recém-nascido ou uma criança pequena dentro de casa e nem garantem que o ambiente ficará livre de ameaças à saúde durante muito tempo. (Veja também 7 dicas de limpeza para alérgicos).

Além disso, não são todos os produtos de limpeza que podem ser utilizados no quarto dos bebês, uma vez que são substâncias fortes e nem sempre tão eficientes como gostaríamos.

Desinfetantes perfumados, removedores, aromatizantes, alguns tipos de repelente, detergentes e ceras estão na lista de produtos que devem ser evitados. Ou seja, é preciso contar com outras ferramentas para manter o ambiente limpo e o ar livre de impurezas nestes casos.  

 Apesar do ar condicionado (saiba a diferença entre ar condicionado x desumidificador), e aquecedor serem frequentemente utilizados, eles não são a melhor saída. Enquanto esses equipamentos podem ser usados nos dias muito quentes e muito frios (leia como combater os perigos do inverno), apenas para regular a temperatura e trazer comodidade aos moradores, eles não atuam na qualidade do ar.

Outro item muito comum quando se trata de saúde no ambiente é o uso de um umidificador, porém esse pode se tornar um aliado muito perigoso quando não há controle. (veja qual a diferença entre um desumidificador e um umidificador). O desumidificador controla a umidade do ar, fator determinante para prevenção de doenças como asma e rinite, além de alergias. Ao manter a umidade nos níveis indicados pela OMS-Organização Mundial da Saúde (entre 50% e 60%) o equipamento garante a qualidade do ar e evita que os tão temidos ácaros, fungos e bactérias se proliferem em móveis, roupas e objetos. Além de interromper o ciclo de vida dos agentes alérgenos, o equipamento retém até 90% das partículas em suspensão, garantindo um ar mais leve e livre dos perigos invisíveis.

Moderno e silencioso, o desumidificador de ar Desidrat é a solução ideal para os pais que precisam de praticidade no dia a dia para garantir a saúde dos filhos.

 

Quer saber qual o modelo ideal para o quarto do seu filho? Assista ao vídeo:

 

Veja também como o desumidificador de ar ajuda:

GESTANTES

ANIMAIS

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet