Desumidificador para Indústria Madeireira

Desumidificador para Industria Madeireira
Desumidificador para Industria Madeireira

Ofertar produtos de qualidade é fundamental para se manter competitivo no mercado e tal fator depende do uso das ferramentas corretas somado ao controle de cada etapa da cadeia produtiva madeireira. São inúmeros os produtos que advém dessa matéria-prima e qualquer risco à que seja exposta pode provocar perdas e significativa mudança na contribuição sócio-econômica desse setor.

A adoção de processos inteligentes permite melhor aproveitamento da capacidade produtiva e minimização de riscos gerados pela variação climática no ambiente. As ações de prevenção devem ser prioridade para que qualquer falha ou defeito provocado pela alteração de temperatura e umidade do ar sejam inibidos.

Em contato com a umidade durante seu armazenamento, transporte e comercialização, a madeira utilizada para fabricar móveis e objetos sofre alterações significativas que podem provocar seu descarte. Trata-se de uma infinidade de produtos advindos da atividade florestal que podem apresentar defeitos diante da absorção de água presente no ar.

E, em um momento de consolidação desse tipo da atividade industrial, é preciso se ater a questões que vão além da exploração adequada do material. De nada basta seguir os procedimentos corretos nessa etapa se, adiante, qualquer tipo de madeira sofrerá alteração de suas propriedades diante do excesso de umidade.

Afinal, além do custo e da disponibilidade, aparência e durabilidade também são fatores analisados por fabricantes e consumidores finais.

Deterioração da madeira em decorrência da alta umidade

A ausência de monitoramento e controle das condições climáticas do ambiente torna a madeira suscetível ao descascamento, mudança de peso, variação de custo no transporte e ataque por insetos e fungos. Acima de 60%, a umidade provoca manchas de mofo e bolor na superfície de cada peça e estufamento principalmente na madeira serrada, pinho, abeto ou choupo.

Esses mesmos danos ocorrem também dentro de marcenarias. A produção de móveis de madeira requer extremo cuidado para que as peças não sejam vendidas com danos ou até mesmo se tornem inutilizáveis, causando prejuízo. A umidade da madeira tem de ser mantida em até 25% para que haja equilíbrio. Caso isso não aconteça, ela pode inchar.

O processo de secagem da madeira auxilia na conservação do material. Se não for feita corretamente, os fungos podem se proliferar, manchar a madeira e causar seu apodrecimento. Quando a umidade do material e do ar estão reguladas, os microrganismos não conseguem se desenvolver.

O transporte dos materiais também deve prezar pela qualidade dos mesmos. Durante a carga e descarga dos produtos, podem ocorrer irregularidades no controle de umidade, que afetam a conservação dos materiais e podem causar prejuízos financeiros.

Os problemas causados pela umidade alta no carvão vegetal

Assim como todos os outros, o carvão vegetal também absorve a umidade do ar e pode prejudicar sua distribuição se estiver armazenado em locais sem o controle de umidade e temperatura.

A umidade do carvão deve ser mantida para que a sua composição não mude. Como é um produto de alta demanda na indústria madeireira, o carvão deve ser conservado em locais arejados e sem muita umidade, principalmente em épocas de chuva, para que sua venda não seja prejudicada.

A utilização do desumidificador na indústria madeireira

A proteção de matérias-primas durante sua industrialização, fornecimento para produção de diversos itens e armazenamento final devem ser otimizadas através do uso da tecnologia. Apesar de parecer um desafio para fornecedores e responsáveis pela indústria moveleira que costumam colocar as peças em armazéns e galpões, o controle contínuo da umidade relativa pode ser facilmente mantido pelo Desidrat.

Essencial em todo processo, o uso do desumidificador Desidrat elimina focos de umidade e qualquer chance de proliferação de fungos em ambientes fechados, bem como manchas e rachaduras. Como medida preventiva, o equipamento reduz custos, evita perdas a longo prazo e garante a satisfação dos clientes que recebem peças com textura, cor e peso preservados.

Desenvolvido para atender às demandas de estoques dos mais variados tamanhos, o equipamento também é usado na produção e armazenagem de papel e tecido. Com uma vasta linha industrial, o desumidificador de ar foi criado para atender aos mais diversos setores como também indústria alimentícia, indústria farmacêutica e algodoeira.

Entre em contato com um de nossos consultores para mais informações.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores para controle de umidade na indústria madeireira:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet