Desumidificador para Indústria Madeireira

Desumidificador para Indústria Madeireira
Desumidificador para Indústria Madeireira

Ofertar produtos de qualidade é a chave para atingir a lucratividade no mercado madeireiro, que está cada vez mais exigente. Para isso, é preciso ter controle das variáveis de todo o processo produtivo, visando obter o melhor aproveitamento da madeira e evitar desperdícios.

O controle de umidade é fundamental na cadeia produtiva das indústrias madeireiras. São inúmeros os produtos que advém dessa matéria-prima e precisam de um ambiente monitorado, longe dos riscos oferecidos pelas variações climáticas, tais como:

  • Produção de papel e celulose;

  • Carvão vegetal;

  • Compensados;

  • Madeira serrada;

  • Chapas de fibras;

  • Móveis;

  • Outros.

Trata-se de uma infinidade de produtos advindos da atividade florestal que podem apresentar defeitos diante da absorção de água presente no ar.

A adoção de processos inteligentes permite melhor o aproveitamento da capacidade produtiva, e minimiza os riscos gerados pela variação climática no ambiente. Com a finalidade de inibir alterações e defeitos nos produtos devido ao excesso de umidade, é preciso priorizar as ações preventivas.

Afinal, em contato com a umidade durante seu armazenamento, transporte e comercialização, a madeira sofre alterações significativas e irreversíveis, que podem provocar seu descarte.

Toras de madeira

A importância do controle de umidade na indústria madeireira

Mesmo após a extração, a madeira ainda apresenta fortes características higroscópicas. Estas características contribuem diretamente para a variação dimensional da madeira, em função da troca de vapor de água com o meio em que se encontra.

Quando seu teor de umidade é alterado, a matéria-prima pode sofrer retração ou expansão, prejudicando seu desempenho nos tratamentos posteriores, tais como o processamento, curvamento, secagem, colagem, entre outros.

Caso a madeira seja destinada à construção civil e posteriormente sirva para constituir pontes, pontilhões, coberturas, pisos e cimbres, é preciso cumprir a norma NBR 7190/1997, instituída pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que recomenda que o teor de umidade da madeira esteja abaixo de 12%, de modo a preservar as propriedades de resistência e rigidez do material.

Deterioração da madeira em decorrência da alta umidade

A ausência de monitoramento e controle das condições climáticas do ambiente, principalmente quando a umidade relativa do ar ultrapassa o nível de 65%, torna a madeira suscetível a danos como:

  • Descascamento;

  • Mudanças de peso e dimensão;

  • Deterioração devido à presença de fungos causadores de mofo e bolor;

  • Apodrecimento;

  • Aparecimento de cupins de madeira úmida;

  • Estufamento (principalmente na madeira serrada, pinho, abeto ou choupo).

Esses mesmos danos ocorrem também dentro de marcenarias e lojas de móveis. A produção de móveis de madeira requer extremo cuidado para que as peças não sejam vendidas com danos ou até mesmo se tornem inutilizáveis, causando prejuízo. O teor de umidade da madeira tem de ser mantido em até 20% para que haja equilíbrio.

O processo de secagem da madeira auxilia na conservação do material. Se não for feita corretamente, os fungos podem se proliferar, manchar a madeira e causar seu apodrecimento. Quando a umidade do material e do ar estão reguladas, os microrganismos não conseguem se desenvolver.

O transporte dos materiais também deve prezar pela qualidade dos mesmos. Durante a carga e descarga dos produtos, podem ocorrer irregularidades no controle de umidade, que afetam a conservação dos materiais.

Durante o armazenamento da madeira, o monitoramento climático faz-se ainda mais necessário, especialmente se o material irá passar longos períodos no estoque, suscetível a danos.

A alta umidade pode advir de fatores como a localização geográfica do armazém ou mesmo por conta da sazonalidade (períodos de chuva e maior umidade relativa), mas pode ser contida através da desumidificação.

Os problemas causados pela umidade alta no carvão vegetal

Carvão vegetal protegido da umidade

Assim como todos os outros produtos da madeira, o carvão vegetal também absorve a umidade do ar e isso pode prejudicar sua distribuição, se estiver armazenado em locais sem o controle de umidade e temperatura.

A umidade do carvão deve ser mantida abaixo de 5% para que a sua composição não mude, evitando alterar sua densidade, poder de calorífico, resistência, entre outros.

Como é um produto de alta demanda na indústria madeireira, o carvão deve ser conservado em locais arejados e sem muita umidade, principalmente em épocas de chuva, para que sua venda não seja prejudicada.

A utilização do desumidificador na indústria madeireira

A proteção de matérias-primas durante sua industrialização, fornecimento para produção de diversos itens e armazenamento final, podem ser otimizadas através do uso da tecnologia.

Apesar de parecer um desafio para fornecedores e responsáveis pela indústria moveleira, que costumam colocar as peças em armazéns e galpões, o controle contínuo da umidade relativa pode ser mantido com o uso de um desumidificador de ar Desidrat.

A Thermomatic possui modelos industriais de desumidificadores de adsorção e condensação, capazes de atender ambientes em altas e baixas temperaturas, ideais para realizar a estabilização das condições de umidade dentro de indústrias madeireiras. Seu uso traz benefícios como:

  • Manter peso e dimensões adequadas da matéria-prima;

  • Eliminar os focos de umidade;

  • Impedir a proliferação de fungos e cupins;

  • Auxiliar na redução de custos e perdas;

  • Impossibilitar o apodrecimento e o estufamento da madeira;

  • Conservar a qualidade do produto.

Principais clientes atendidos

Principais Clientes Atendido: Aristeu Pires, Casual Móveis, Casa D etc.

Desenvolvido para atender às demandas de estoques dos mais variados tamanhos, o equipamento também é usado na produção e armazenagem de papel e tecido. Com uma diversificada linha industrial, o desumidificador de ar foi criado para atender aos mais diversos setores como também indústria alimentícia, farmacêutica, dentre outras.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores para controle de umidade na indústria madeireira:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar