pixel

Como Eliminar a Condensação em Ambientes Industriais

Como Eliminar a Condensação em Ambientes Industriais - FOTO 1
Como Eliminar a Condensação em Ambientes Industriais - FOTO 1

A umidade é uma inimiga natural da indústria, já que pode causar inúmeros danos, tanto para a produção, quanto para o maquinário. Em um país tropical como o Brasil, o excesso de umidade – principal causa da condensação – é um problema muito comum.

Os inconvenientes causados pela condensação impactam todo o tipo de indústria, mas pode prejudicar especialmente ambientes com grandes variações de temperatura.

Como acontece a condensação?

O processo de condensação (também conhecido como ponto de orvalho) é o inverso da vaporização. Ocorre quando o ar úmido é resfriado, transformando a água que está em forma de vapor para o estado líquido.

Em regiões quentes e úmidas, como é o caso de muitos lugares no país, é comum haver a condensação em ambientes fechados, já que durante a noite a temperatura diminui consideravelmente.

Os problemas causados pela condensação

A condensação é uma das maiores inimigas de indústrias do ramo alimentício, farmacêutico ou de cosméticos. Isso porque a condensação promovida pela alta umidade torna a atmosfera propícia ao desenvolvimento de fungos, causadores do mofo e do bolor, e a proliferação de bactérias, contaminando os produtos e gerando perdas.

Mas não são apenas estas indústrias que estão sujeitas à deterioração causada pelos fungos: eles afetam todo e qualquer material orgânico, tais como:

Vidro sofrendo com a condensação

Além disso, a corrosão devido à ferrugem em metais e peças do maquinário de produção também pode ser favorecida pela condensação. Materiais elétricos e dispositivos eletrônicos são danificados pela umidade, reduzindo sua vida útil e causando perdas dispendiosas.

Evitar a condensação em ambientes industriais, além de evitar perdas significativas para a produção, também é uma questão de segurança, uma vez que o problema pode levar a acidentes e ameaças de curto-circuito.

Infiltrações também podem surgir em tetos e paredes, decorrentes da umidade do local, prejudicando o revestimento e oferecendo riscos às estruturas.

Como eliminar a condensação?

Para acabar com a condensação de ambientes industriais de forma definitiva, é necessário fazer o controle contínuo da umidade relativa do ar, impedindo que seus níveis ultrapassem os 60%.

A instalação de desumidificadores de ar é a solução ideal para eliminar completamente a condensação, assegurando mais qualidade e segurança aos processos. Somente estes equipamentos são capazes de manter os níveis de umidade corretos para evitar o ponto de orvalho nas indústrias, independente da região geográfica ou mudança climática.

A Thermomatic, pioneira na fabricação e comercialização de desumidificadores de ar no Brasil, possui uma linha completa que atende uma grande variedade de ambientes, desde os menores produtores até as grandes indústrias.

A linha de dessecantes Desidrat, por exemplo, possui capacidade para atuar até mesmo em altas e baixas temperaturas, eliminando os focos de umidade e auxiliando no processo de secagem dos materiais.

Ao controlar a umidade relativa do ar, o Desidrat oferece vantagens como:

  • Impossibilitar a condensação do ambiente;

  • Evitar a proliferação de fungos e bactérias;

  • Preservar estruturas contra infiltrações causadas pela condensação;

  • Auxiliar na conservação de equipamentos e instrumentos;

  • Evitar curto-circuitos em dispositivos elétricos e eletrônicos devido à umidade;

  • Impedir a formação de ferrugem em metais.

Produtos que recomendamos

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar