Desumidificador para Lavanderias Residenciais

Desumidificador para Lavanderias Residenciais
Desumidificador para Lavanderias Residenciais

As roupas fazem parte da personalidade de uma pessoa. Seja pelo estilo ou pelas cores, elas são nosso “cartão de visita”. Por serem de todos os tipos e texturas, os cuidados com os tecidos são vários, já que eles precisam ser armazenados e higienizados de acordo com suas especificações.

A lavagem é uma etapa extremamente importante. Um simples descuido pode fazer com que uma roupa de algodão encolha ou uma peça colorida mude de tom. Portanto, é preciso assegurar que o lavar e secar das roupas seja feito de forma correta.

Também conhecida como área de serviço, a lavanderia é um local da casa que retém bastante umidade do ambiente devido ao tempo que as roupas ficam penduradas para secar. Isso faz com que o ambiente tenha uma concentração de partículas de água maior em comparação a outros cômodos da casa.

Por conta disso, a lavanderia é um espaço bem afetado pelo excesso de umidade. Inclusive, se os níveis não forem controlados, ou seja, se não houver a desumidificação do ambiente, podem ocorrer problemas relacionados a mofo e bolor, que não somente contaminam paredes e roupas, mas também fazem mal à saúde.

Como a umidade alta influencia a secagem das roupas

A secagem das roupas é uma etapa simples dependendo do tipo de lavanderia e da época do ano. Se for um local aberto, elas secam com mais rapidez, principalmente no calor. Porém, ao combinar um ambiente fechado com o frio, as roupas podem ficar dias no varal. Lavanderias de apartamento são as mais afetadas.

A água fica acumulada no ar e os tecidos começam a absorver a umidade, o que impede sua secagem. Esse problema é causado, principalmente, por fatores ambientais. A região Sul do Brasil, por exemplo, registra níveis de umidade relativa do ar de até 95% no inverno.

Por conta disso, é comum que as pessoas procurem por lavanderias comerciais para a secagem tanto de roupas como de lençóis, edredons, tapetes e toalhas. É uma alternativa eficiente em áreas muito afetadas pela alta umidade, mas acaba se tornando um custo a mais no orçamento familiar.

Outro problema que pode ocorrer com a secagem incorreta das roupas é no armazenamento. Ao colocar roupas que ainda estão úmidas no closet ou no guarda-roupa, a chance de fungos e bactérias se desenvolverem dentro do móvel é grande, podendo causar danos na madeira e em outras peças guardadas.

Mofo na lavanderia

A umidade alta também causa prejuízos por conta de mofo e bolor. Os microrganismos se desenvolvem facilmente em ambientes com níveis acima de 70%, contaminando o local. A partir disso, manchas de bolor começam a surgir nos tecidos, causando problemas que podem ser irreversíveis, como no caso de peças de couro. Além disso, quando a roupa não seca ou demora muito para secar sentimos aquele mau cheiro nas peças.

Abrir as janelas para facilitar a circulação do ar é importante, mas o controle de umidade do ar em ambientes é fundamental para impedir a condensação da água e a proliferação de fungos na lavanderia.

O excesso de partículas de água no ar pode, inclusive, causar danos nas máquinas de lavar e em outros móveis da lavanderia, como armários. As partes metálicas das máquinas, por exemplo, podem oxidar caso a umidade esteja muito alta, levando ao seu descarte e ao prejuízo material.

Como controlar a umidade na lavanderia e acelerar a secagem de roupas

Os cuidados na lavanderia de casa devem ser tomados não somente para o benefício das roupas, mas também do ambiente e de outros locais da casa. A proliferação de ácaros, mofo e bolor pode se espalhar para outros cômodos e desencadear alergias respiratórias e dermatológicas, como asma, rinite e micose.

Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, os níveis corretos de umidade são entre 50% e 60%. O controle é necessário para prover qualidade ao ar e impedir que estes microrganismos se proliferem.

O desumidificador de ar Desidrat é essencial para ambientes úmidos como a lavanderia. Os desumidificadores de ambientes retiram todo o excesso de umidade, mantendo os níveis controlados e garantindo a qualidade do ar que você respira, além de ajudar na aceleração da secagem de roupas.

O desumidificador Desidrat funciona através de compressor que tem reservatório de água ou ainda você tem a opção de drenagem contínua, através do dreno para escoamento da água por um ralo.

A linha residencial da Thermomatic pode atender a espaços de até 500m³, ideal para casas e apartamentos.

Veja os benefícios do Desidrat:

  • Acelera a secagem de roupas no inverno

    Acelera a secagem de roupas no inverno

  • Protege móveis e máquinas de lavar

    Protege móveis e máquinas de lavar

  • Impede a proliferação de mofo e bolor

    Impede a proliferação de mofo e bolor

  • Melhora a qualidade do ar

    Melhora a qualidade do ar

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar