Economize até 480 litros de água com os desumidificadores Desidrat

Economize até 480 litros de água com os desumidificadores Desidrat
Economize até 480 litros de água com os desumidificadores Desidrat

Um elemento fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta Terra, a água tem sido uma preocupação cada vez maior, devido a sua escassez iminente. Para que a água não falte no futuro, encontrar maneiras de economizá-la é prioridade máxima, já que se trata do bem mais precioso para a humanidade.

A Agência Nacional de Águas estima que 97,5% da água existente no mundo é salgada, portanto, inadequada para o consumo e irrigação. A maior parte dos 2,5% de água doce está concentrada em geleiras ou em áreas subterrâneas, e apenas 1% da água potável de todo o mundo está localizada em rios.

Mesmo países com amplo patrimônio hídrico, como o Brasil, não estão isentos de crises, pois, apesar da abundância, os recursos não possuem uma distribuição uniforme. Além disso, o Brasil ainda apresenta um alto índice de desperdício de água tratada - de 20% a 60%.

Por isso, é fundamental reduzir o consumo hídrico no dia a dia, e fazer o reuso da água sempre que for possível. E os desumidificadores de ambiente podem ser ótimos aliados nessa batalha contra o desperdício.

Desumidificador de Ar - para reutilização da água

Como economizar água usando desumidificadores de ar?

Os desumidificadores de ar são equipamentos cuja principal função é controlar a umidade do ambiente, para que seus níveis se adequem ao padrão necessário. O ideal é que o ar não seja nem muito seco, nem muito úmido - a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esteja entre 50% e 60%.

Para fazer esse controle, o desumidificador retira o excesso de gotículas de água presentes na atmosfera do ambiente. Diferentemente do ar condicionado, que também possui a função de desumidificação, esse equipamento possui reservatório de água e consegue regular a umidade do ar nos parâmetros desejados.

Como funciona o desumidificador de ar

O ar úmido é conduzido para dentro do desumidificador por um ventilador. Em seguida, esse ar entra em contato com uma superfície fria (chamada serpentina) e ocorre um choque térmico que resulta na condensação.

Depois que o vapor é transformado em água, as gotas caem direto no reservatório até que ele fique cheio e o desumidificador desligue automaticamente. O ar, já seco, é devolvido para o ambiente com umidade controlada.

Para que o equipamento retire o excesso de umidade de forma eficaz, reduzindo o consumo de energia e economizando mais água, é necessário que as portas e janelas do local estejam sempre bem fechadas durante o processo de desumidificação.

A água condensada através do desumidificador pode ser uma ótima solução para amenizar os problemas com o racionamento nas residências, empresas e indústrias. Um desumidificador industrial Desidrat pode produzir até 480 litros de água por dia, dependendo do modelo e condição climática.

Alguns modelos residenciais, com apenas 24 horas de uso, podem acumular até 30 litros de água por dia. Essa água, apesar de não ser potável (isto é, não deve ser utilizada para consumo humano, seja para beber ou fazer o preparo de alimentos), pode ser utilizada para diversos outros fins.

Porque retirar o excesso de umidade do ambiente

Pensar que a baixa umidade do ar é a única condição que pode afetar a saúde de forma negativa é um grande equívoco. Na verdade, a alta umidade é ainda mais prejudicial, uma vez que é responsável por uma série de problemas em casa que podem causar alergias respiratórias, por exemplo.

A umidade em níveis elevados, ou seja, acima de 60%, torna o ambiente propício à proliferação de microrganismos nocivos aos seres humanos e também aos animais. A presença de mofo e bolor nas superfícies é um sinal claro de que a umidade do local está inapropriada. Resultado da ação de fungos, esses seres microscópicos liberam micotoxinas, substâncias tóxicas que podem causar patologias graves.

Além disso, a umidade alta também provoca o desenvolvimento de ácaros. Seus esporos e secreções são altamente alérgenos e levam a crises frequentes de rinite, asma e bronquite.

A casa também sofre com o efeito da alta quantidade de gotículas de água presentes na atmosfera, sendo perceptível o dano causado pelo mofo nas paredes do banheiro e nos móveis de madeira, roupas e até mesmo alimentos na despensa. Em casas localizadas em áreas mais úmidas como o litoral, a perda de bens materiais caros, como eletrodomésticos, é frequente.

Nas indústrias, não é diferente. A umidade em níveis elevados pode levar a inúmeros contratempos, como o descarte de materiais por contaminação biológica, proliferação de bactérias, deterioração de metais devido à ferrugem, dentre outros. O monitoramento dos níveis de umidade é essencial para o funcionamento de indústrias como farmacêutica, alimentícia, couro, laticínios, etc.

Controlando a umidade do ar, é possível não somente evitar prejuízos para a saúde e para o financeiro, mas também economizar recursos hídricos, utilizando a água retirada dos reservatórios para realizar atividades do dia a dia, seja em casa ou mesmo na indústria.

Como reutilizar a água do desumidificador de ar

Dar descargas em vasos sanitários, lavar roupas, quintais e calçadas e carros, são apenas alguns exemplos de reutilização da água do desumidificador que é possível fazer em casa.

Já em locais profissionais como indústrias e comércios, onde o gasto é muito maior, a água pode ser utilizada para a limpeza de salas, cozinhas, pátios e linhas de produção.

Os desumidificadores de ar Desidrat, que retiram água a partir do processo de condensação, também podem ser utilizados para produzir água durante a crise hídrica. Além do controle da umidade, manutenção de processos produtivos e auxílio na qualidade do ar, o Desidrat é ótimo para auxiliar na economia de água.

A Thermomatic é uma empresa nacional, pioneira na fabricação e comercialização de desumidificadores de ar no Brasil. Comprometida com a responsabilidade ambiental, produz equipamentos sustentáveis, capazes de economizar energia e água.

Saiba mais sobre os desumidificadores de ar Desidrat e reutilize água de forma responsável, mantendo o ar nos níveis de umidade adequados, seja em casa ou na indústria.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Confira alguns Desumidificadores Industriais Desidrat:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet