O período que compreende os primeiros meses de um recém-nascido até os dois anos é marcado pela formação gradual do sistema imunológico, o que torna o bebê mais sensível às doenças respiratórias e infecções, principalmente em ambientes fechados. Por isso, garantir a qualidade do ar em berçários e escolas infantis é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos pequenos.
Até que o sistema imunológico esteja totalmente desenvolvido, o que acontece por volta dos 12 anos, as crianças podem sofrer com alergias, bronquite, asma e outras complicações, que impactam não apenas a saúde física, como também o desenvolvimento cognitivo e emocional.
Nesse texto, vamos explicar como a falta de controle de umidade pode influenciar no bem-estar de bebês e crianças em berçários e como a Thermomatic pode ajudar.
Se você deseja se manter informado sobre controle de umidade e temperatura, inscreva-se em nossa base.
A umidade do ar irregular em berçários prejudica a saúde infantil
Cuidar de bebês exige atenção redobrada às suas necessidades e ao ambiente em que elas estão inseridas. Estudos mostram que os pequenos que frequentam berçários têm até três vezes mais chances de contrair infecções respiratórias, pois o local é compartilhado com outros bebês, facilitando assim a transmissão de vírus e bactérias.
Além disso, na intenção de criar um ambiente acolhedor, as escolas e as creches acabam adotando brinquedos, tapetes, cortinas e bichinhos de pelúcia na decoração desses espaços, criando um cenário favorável à proliferação de ácaros e fungos. Isso ocorre porque os materiais que constituem esses objetos são higroscópicos, ou seja, têm alta capacidade de absorção de umidade do ar, suor e partículas suspensas no ar, responsáveis por provocar as temidas alergias.
Conheça outros locais com riscos de proliferação de ácaros:
Berços e camas:
Nos quartos, o acúmulo de umidade nos colchões, colchonetes e roupas de cama pode gerar condições à propagação de ácaros. Isso prejudica o sono das crianças e aumenta os riscos de alergias na pele.
Armários:
Os armários com roupas de cama, brinquedos e materiais escolares podem acumular mofo e mau cheiro.
Despensas e lactários:
A umidade em excesso pode acelerar a deterioração de leite, como também de alimentos, além de comprometer a segurança alimentar.
Sala de arquivos
Materiais como papéis e documentos armazenados podem ser danificados pela umidade. Manchas, derretimento de tinturas ou corrosão de peças metálicas são sinais da presença excessiva de umidade, o que resulta em perdas irreversíveis.
Fraldários
O fraldário é uma área onde a higiene deve ser máxima, mas o excesso de umidade pode promover o crescimento de fungos em superfícies como trocadores, armários e cestos de descarte. Esse ambiente precisa de controle de umidade constante para evitar contaminações.
Sala de atividades
Embalagens de papel ou papelão, giz de cera, massinhas e recursos de experimentação dos cinco sentidos absorvem maior umidade e isso pode impactar diretamente a saúde das crianças.
Cabe ressaltar que é necessário redobrar a atenção sobre esses sinais, especialmente se o berçário estiver localizado em uma região naturalmente úmida.
Regiões úmidas podem acelerar os riscos
Berçários localizados em regiões litorâneas ou áreas de alta pluviosidade enfrentam desafios ainda maiores. Nessas condições, o excesso de umidade pode afetar todas as áreas mencionadas de forma mais intensa, exigindo que os ambientes sejam preservados por meio de desumidificadores de alta capacidade.
Além disso, é fundamental adotar medidas complementares, como garantir a ventilação adequada em todos os ambientes e realizar a higienização regular de materiais e brinquedos compartilhados.
Como o desumidificador de ar pode ajudar?
O desumidificador reduz a umidade, impedindo a proliferação de microrganismos, sem ressecar o ar, mantendo-o seguro e confortável para as crianças.
Entre os principais benefícios do desumidificador em berçários e escolas infantis, estão:
- Prevenção de doenças respiratórias: Redução da exposição a micro-organismos que desencadeiam alergias e infecções;
- Proteção de objetos e materiais: Evita o aparecimento de mofo em brinquedos, móveis e roupas de cama;
- Preservação: O desumidificador contribui para a preservação de móveis, livros, documentos e equipamentos eletrônicos.
Pais, responsáveis e profissionais da educação infantil podem contar com o desumidificador como um importante aliado na proteção da saúde dos bebês. Investir em um ambiente com qualidade do ar, é garantir que os pequenos cresçam com menos riscos de doenças respiratórias e alergias, promovendo um desenvolvimento pleno.
Quer saber mais sobre como um desumidificador pode transformar a qualidade do ar no seu berçário? Fale com nossos consultores: