Para que Serve um Desumidificador de Ar

Para que Serve um Desumidificador de Ar
Para que Serve um Desumidificador de Ar

O excesso de umidade está entre os problemas mais comuns dentro de um imóvel, porém poucas pessoas parecem saber disso. Além de prejudicar a qualidade do ar, a umidade alta causa danos em móveis, objetos de valor, peças de roupa e pode até comprometer construções. 

 

(Veja mais aplicações do desumidificador de ambiente)

 

Diante de todos esses problemas, a solução mais eficiente é usar um desumidificador de ar, mas para saber qual o modelo certo para o seu caso, é preciso antes entender exatamente para que serve esse equipamento.

O Brasil é um país de tamanho continental, com vários tipos de vegetação e clima. Por isso, é muito comum que a umidade relativa do ar seja maior em algumas regiões, como o litoral e o norte do país.

 

Veja o mapa de umidade das capitais do Brasil:

Em outras palavras, algumas regiões do país têm maior quantidade de água em forma de vapor no ar do que outras. Essa quantidade é medida em níveis e se o nível estiver entre 35% e 40%, o ar está seco, se estiver acima de 70% está úmido demais. Porém, muitas pessoas confundem a umidade externa com interna. Quando é alertado que o ar externo está seco, as pessoas querem trazer umidade para dentro de casa pensando que isso resolverá todos os problemas. Mas não é bem assim.

Quando isso acontece os ácaros e fungos surgem de forma muito mais rápida e em quantidades muito maiores do que o nosso organismo consegue administrar, o que acarreta desde problemas de saúde até perdas materiais e prejuízo financeiro.

É diante de problemas como esse que o desumidificador de ambiente é indicado, já que o equipamento serve para controlar a umidade e manter assim a qualidade do ar.

Esse tipo de equipamento funciona através de um sistema simples (Leia mais sobre: Como funciona um desumidificador de ar) e pode ser colocado em qualquer cômodo, seja para cuidar da saúde ou preservar bens.

Em casa, em escritórios ou grandes empresas e indústrias, o uso do desumidificador de ar é importante e pode evitar problemas que você nem sequer imaginava serem causados pela umidade alta.

 

Como saber se você está em um ambiente com umidade alta?

Apesar da baixa umidade do ar ser freqüentemente noticiada na TV como algo perigoso e nocivo à saúde, isso não significa que as pessoas não tenham que dar a devida atenção ao excesso de umidade. E se você já sabe disso, mas fica se perguntando como descobrir se a umidade está alta dentro de algum ambiente, saiba que existem sinais bem claros que indicam isso.

O mofo, bolor e mau cheiro, problemas já conhecidos por todos nós, são causados por fungos (Saiba tudo sobre fungos) que aparecem em ambientes cuja umidade é alta. As manchas causadas por eles atingem também documentos, fotos e livros.

Também tem os ácaros (Conheça os tipos mais comuns) microrganismos que também surgem em condições semelhantes, lugares sem luz e com pouca ventilação. Só que esses por sua vez causam problemas na saúde humana, pois provocam crises alérgicas e doenças respiratórias como asma e rinite (Veja como prevenir a doença)

Esses são apenas dois dos muitos sinais de que você está sim em um ambiente com excesso de umidade. Os danos em materiais e as alergias respiratórias são um alerta de que há algo de errado no lugar que você vive ou trabalha. E nem adianta recorrer ao ar condicionado (Veja a diferença entre ar condicionado x desumidificador de ar), pois mesmo que esse equipamento tenha a função desumidificar, ele não permite um controle tão exato, o que pode deixar o ambiente seco demais.

Um ambiente não deve ser muito úmido e nem seco, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde esse nível deve ficar entre 50% e 60%. E apesar dessa informação parecer ser novidade para muita gente, o controle de umidade está presente no dia a dia de todos, bem mais do que podemos imaginar.Temos alguns exemplos bem claros disso. Para a roupa que você usa, os alimentos que você come e os medicamentos que você toma cheguem até suas mãos, foi preciso um rígido controle de umidade, sabia?!

Órgãos como ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas exigem o cumprimento de normas bem específicas para assegurar que todos esses produtos tenham qualidade. As empresas que não cumprem essas exigências estão inclusive sujeitas a multas.

Diante de toda essa necessidade, o desumidificador de ar foi desenvolvido para que seja possível determinar o nível de umidade específico em cada caso. A presença desse equipamento já é bem popular na Europa e nos Estados Unidos, enquanto aqui no Brasil seu uso ainda está sendo disseminado.

Ele serve para garantir bem-estar e saúde dentro de casa; preservar bens e assegurar a qualidade em muitas fases de produção e armazenagem de vários produtos.

 

Leia mais sobre as aplicações do desumidificador de ar para:

CASA

EMPRESA

INDÚSTRIA

 

E como saber qual o desumidificador ideal?

Agora que você já descobriu porque precisa controlar a umidade do ar, é hora de saber qual modelo que melhor atende às suas necessidades. Existem alguns fatores que influenciam o nível de umidade do ambiente.

Para entender qual modelo de desumidificador serve para o seu caso, é necessário levar em consideração quantos metros cúbicos tem o ambiente, de qual material os móveis e objetos que ficam nesse ambiente são feitos, quantas pessoas costumam circular nesse cômodo, materiais higroscópicos que retém ou gerem umidade e também a região do país... todos esses detalhes fazem a diferença na hora da indicação da melhor solução para você.

Caso tenha dúvidas de como escolher o modelo ideal, veja a imagem abaixo:

A linha de Desumidificadores de ar Desidrat foi desenvolvida para atender desde pequenos espaços, como gavetas e cofres, até grandes ambientes, como estoques e armazéns. São equipamentos de alta tecnologia que unem design e praticidade para oferecer soluções que atendam as mais diversas situações.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

 

Leia também:

Qual a diferença entre o umidificador x desumidificador?

Dá para usar o desumidificador de ar no verão e no inverno?

Como tirar a umidade da casa?

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet