Desumidificador no Verão ou no Inverno?

Da para usar o Desumidificador de Ar no Verão e no Inverno?
Da para usar o Desumidificador de Ar no Verão e no Inverno?

Dá para usar o desumidificador de ar no verão e no inverno?

A resposta é sim! O desumidificador de ar é um equipamento que controla a umidade do ambiente, evita proliferação de fungos e ácaros, e retém partículas em suspensão. Seu uso pode oferecer benefícios tanto no verão, quanto no inverno.

Muitas pessoas acreditam que problemas de umidade só acontecem no verão, devido à alta frequência de chuvas. Mas a verdade é que, o excesso de umidade é um inconveniente que pode acometer a residência independente do clima externo. Portanto, os efeitos da umidade elevada se fazem presentes também no inverno, principalmente dentro de casa.

Veja como o uso do desumidificador de ar se faz necessário em ambas as estações do ano:

Umidade do ar no verão

É a estação mais quente do ano, então, devido às temperaturas elevadas, é comum a ocorrência de chuvas, pois a evaporação das águas se intensifica em razão do calor e aumenta a umidade da atmosfera.

Nesse período, a sensação térmica é maior, ou seja, a percepção que o ser humano tem em relação à temperatura do ambiente aumenta. É influenciada por três fatores: a temperatura real, a velocidade do vento e a umidade relativa do ar.

Além disso, em dias úmidos e quentes, transpira-se mais para regular a temperatura do corpo. Porém, em razão da alta temperatura e umidade do clima, o suor não evapora, prejudicando o resfriamento do corpo e causando desconforto.

Em cidades próximas ao oceano, a umidade relativa do ar é ainda mais alta, em virtude da pressão. Pessoas que residem no litoral perdem móveis, eletrodomésticos, e tem incômodos constantes com mofo, bolor e mau cheiro dentro de casa. Por isso, precisam utilizar desumidificadores de ar para realizar o controle de umidade.

Mas não é somente em regiões litorâneas que a umidade se concentra. O Brasil inteiro é muito úmido, principalmente em áreas com florestas, uma vez que as árvores retêm a umidade para sobrevivência. Em geral, todas as casas que estão inseridas fora do contexto urbano sofrem naturalmente com a alta umidade, mesmo não estando no período de chuvas.

A umidade alta pode gerar:

  • Bolhas na parede;

  • Perda de bens materiais;

  • Crises alérgicas;

  • Mofo e bolor;

  • Proliferação de ácaros;

  • Perda de alimentos na despensa.

Umidade do ar no inverno

Nesta estação, o nível de umidade relativa do ar é mais baixo, podendo oscilar entre 20% e 30%. Mas apesar de o ar externo ser mais seco, muita umidade é produzida em ambientes internos, ou seja, dentro de casa. Sabe quando o local está quente e há gotas de água escorrendo nas janelas e paredes? Isso é sinal de excesso de umidade.

No inverno, por conta do ar frio, evita-se abrir portas e janelas para arejar a casa, são tomados banhos mais quentes, cozinham-se mais sopas e caldos, roupas úmidas ficam na lavanderia por dias até a secagem completa, dentre outras rotinas. O corpo humano, por si só, já produz 15% de umidade onde está presente. Somando todas as ações citadas anteriormente, a umidade interna pode chegar a 90%.

Esse clima úmido proporcionado pelas atividades, ocasiona vários problemas como:

Para evitar todos os problemas ocasionados pela alta umidade, seja no verão ou no inverno, é importante utilizar um desumidificador de ar para controlar a umidade no padrão correto que, segundo a OMS, é de 50% e 60%.

O uso do desumidificador Desidrat é essencial no dia a dia, pois realizando a desumidificação do ambiente, ele garante a qualidade do ar na casa e promove o bem-estar para seus moradores, que ficam livres dos riscos de crises alérgicas. Evita a formação de mofo e bolor nas superfícies, conservando móveis, alimentos, estruturas e objetos.

Esteja prevenido em todas as estações do ano com os desumidificadores de ar Desidrat da Thermomatic. Desenvolvidos com a mais alta tecnologia, são capazes de atender aos mais diversos espaços e situações.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Confira desumidificador de ar para eliminar o excesso de umidade no ambiente:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet