Como Tirar a Umidade da Casa?

Como Tirar a Umidade da Casa?
Como Tirar a Umidade da Casa?

Muitas vezes, quando pensamos em manter a casa protegida e um ambiente seguro para os moradores, nos atemos apenas à limpeza diária e ao uso de produtos que não sejam nocivos à saúde das crianças. Acabamos nos esquecendo de algo invisível a olho nu, mas que não somos capazes de viver sem: o ar. Além da preocupação com poluentes, devemos sempre estar atentos a umidade relativa do ar, pois ela exerce influência direta sobre o bem-estar das pessoas e a durabilidade de bens do ambiente.

Quantas vezes ao assistir um jornal você já não escutou os apresentadores falando sobre os níveis de umidade do ar e os cuidados necessários para não sofrer com isso? Apesar de ouvir quase que diariamente essas informações, muitas pessoas sequer sabem que existe um nível ideal de umidade do ar e que assim como a umidade baixa, o excesso de umidade é um sério problema.

 

O Brasil tem proporções continentais, por isso é possível encontrar as mais variadas temperaturas e diferentes níveis de umidade. A região Norte e as cidades litorâneas, por exemplo, tem umidade mais alta, de acordo com o BDMEP – Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa e o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

E ainda que você não more nessas regiões é possível sofrer com o excesso de umidade em casa, já que ela pode ser fruto da ausência de iluminação causada por vegetação densa ou de alguns hábitos normais como: tomar banhos quentes que acarretam inchaço de móveis, perda de itens de maquiagem, higiene e deterioração de azulejos (saiba mais sobre umidade no banheiro). Fatores que acabam colaborando para uma manutenção ou até mesmo reforma digamos que um tanto quanto forçada.

 

Os reflexos do excesso de umidade podem ser facilmente identificados dentro da sua casa, já que a presença de mofo, bolor e mau cheiro dão dor de cabeça em qualquer pessoa. Não é a toa que ao digitar coisas do tipo “dicas para evitar umidade”, “como acabar com mofo e bolor?” e “como tirar a umidade do ambiente” você encontre mil e uma receitas caseiras com vinagre branco, bicarbonato de sódio e até sal. Mas, já se perguntou por que mesmo com todos esses truques caseiros espalhados pelas redes sociais as pessoas continuam sofrendo com os efeitos do excesso de umidade? A resposta é muito simples, essas são dicas que acabam momentaneamente com os problemas. Conhecidas como “tira umidade caseiro”, essas misturas não tratam diretamente a causa, apenas suas consequências, são medidas paliativas.

 

 

Nem mesmo dicas como abrir as janelas e portas para garantir a circulação do ar e acabar com o cheiro de umidade podem ajudar durante muito tempo, já que de nada adianta tanto empenho se ninguém sabe como tirar a umidade de fato. Além da sensação de abafado, o excesso de umidade é responsável por tornar cada canto da sua casa propício para proliferação de ácaros e fungos. Esses microrganismos que dão origem aos pontinhos pretos nas paredes do quarto, camadas acinzentadas sob móveis e o odor forte que você sente ao abrir uma gaveta, são capazes de causar não só incomodo como também problemas de saúde.

 

A presença de ácaros e fungos pode fazer com que você e sua família desenvolvam problemas respiratórios como rinite alérgica, doença que de acordo com dados do ISAAC - International Study of Asthma and Allergies já atinge 26% das crianças e 30% dos adolescentes no Brasil.

 

 

O ideal é usar um desumidificador de ar, uma forma segura, prática, econômica e melhor do que qualquer outra dica de combate à umidade alta no quarto, na sala, no banheiro ou até dentro de armários. O desumidificador garante a longo prazo, a qualidade do ar e a distância dos incômodos com mofo e bolor, além é claro, de evitar a proliferação de ácaros e fungos. Sua casa é um lugar especial e que deve servir para relaxar e passar bons momentos, por isso é importante manter o ambiente sempre saudável e tranquilo.

 

Existe um modelo de desumidificador da linha Desidrat para cada tipo de ambiente e necessidade. Seja em uma grande sala de estar ou em um pequeno armário, a Thermomatic oferece a solução mais eficiente no combate a todos esses incômodos. Ficou com dúvidas sobre qual o melhor modelo para o seu ambiente? Entre em contato com um de nossos consultores para a indicação do melhor modelo para você.

Como tirar a umidade da casa? Com o desumidificador Desidrat!

Confira alguns modelos:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet