Umidade alta, o que fazer?

Umidade Alta, O Que Fazer?
Umidade Alta, O Que Fazer?

Durante as épocas de chuva, é comum que a umidade dentro de casa aumente mais do que o normal, causando problemas como a condensação, a proliferação de microrganismos e até mesmo o estufamento de móveis.

A umidade em excesso também pode causar mal-estar e até doenças respiratórias. Diante disso, algumas medidas devem ser tomadas para evitar o seu acúmulo nos ambientes internos. Mas primeiro, é importante conhecer o problema.

Umidade alta: O que significa?

A umidade relativa do ar é a quantidade de água presente no ar em forma de vapor, que pode ser medida de 0 a 100%. O excesso de umidade está presente no ar, quando os níveis de umidade estão acima de 60%.

Janela com umidade.jpeg

O que acontece quando a umidade do ar está alta?

Quando a umidade do ambiente está acima de 60%, a casa pode demonstrar alguns indícios de que está muito úmida, como:

  • O surgimento de mofo e bolor em paredes, tetos, roupas, mobília, livros, documentos e alimentos;
  • Vidros embaçados com frequência;
  • Condensação nas paredes e piso;
  • Móveis de madeira estofados;
  • Presença de ferrugem em metais;
  • Entre outros.

Além disso, a alta umidade do ar pode aumentar em até 40% a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Esses microrganismos são nocivos para a saúde e desencadeiam crises de doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite e sinusite.

Mas não é só isso: um ambiente com muito vapor de água também pode trazer mal-estar, já que atrapalha a dissipação de calor do corpo e aumenta a sensação térmica, tornando o ambiente desconfortável. O resultado disso é o superaquecimento do corpo que pode levar à desidratação e desequilíbrios químicos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é entre 50% e 60%. Esses níveis podem ser verificados através de um higrômetro ou por um desumidificador de ar que tenha umidostato.

O que fazer quando a umidade do ar está muito alta?

Para diminuir a umidade da casa, muitas pessoas cometem o erro de deixar as janelas abertas. No entanto, essa prática pode trazer a umidade externa para dentro do ambiente.

O uso do ar condicionado não é eficaz, pois mesmo com a opção “desumidificar”, o aparelho não dá conta de eliminar todo o vapor do ambiente e, caso seja utilizado por longos períodos, pode até ressecá-lo.

Usar um desumidificador de ar é a melhor solução, já que o equipamento foi desenvolvido especialmente para remover o excesso de umidade do ar. Alguns modelos, como os da linha Smart da Desidrat, fazem a leitura dos níveis de umidade em tempo real e realizam o controle nos padrões preestabelecidos.

Além disso, os desumidificadores Desidrat possuem filtro de PVC que retém as impurezas suspensas no ambiente. Dessa forma, o ar fica em níveis saudáveis, evitando o excesso de umidade e todos os problemas que vêm com ele, independente da alta umidade externa.

Conheça os benefícios que o Desidrat pode trazer para sua casa e para a sua saúde. Fale agora com um de nossos consultores!

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar