pixel

Desumidificador para Lojas e Shoppings

Desumidificador para Lojas e Shoppings - FOTO 1
Desumidificador para Lojas e Shoppings - FOTO 1

Seja para passear com os amigos, variar o cardápio ou fazer compras, ir ao shopping é uma das atividades preferidas dos brasileiros. Segundo pesquisas realizadas pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), os frequentadores passam em média 76 minutos nas dependências do shopping. Os estudos também revelaram que os brasileiros costumam visitar esses centros comerciais com certa periodicidade: cerca de 7 vezes por mês.

Sem dúvida os shopping centers são grandes aliados na busca pela praticidade do dia a dia, já que agrupam uma grande variedade de produtos e serviços em um só lugar. E para atender às necessidades do público, os shoppings e lojas devem tomar alguns cuidados para garantir a excelência das mercadorias oferecidas e evitar o descarte devido às más condições de exposição e armazenamento das peças.

Um dos principais fatores que podem interferir na qualidade dos produtos é a umidade elevada. Apesar das partículas de água existentes no ar serem invisíveis, os efeitos de seu excesso são altamente perceptíveis. Os itens que mais sofrem com seus males são os artigos em couro, tecidos e até mesmo móveis de madeira, eletrônicos e eletrodomésticos.

Os problemas da alta umidade em shoppings

A alta umidade pode influenciar negativamente na aparência e funcionalidade de diversos produtos vendidos em shoppings. Recentemente, uma loja de artigos de couro que fica dentro de um shopping na Malásia relatou que, ao entrar em seu estabelecimento após 50 dias fechado por conta do coronavírus, encontrou grande parte de seus produtos mofados. O que fez os produtos ficarem repletos de manchas acinzentadas e esverdeadas por toda a superfície foi mofo, ocasionado pela alta umidade, já que o ar condicionado do estabelecimento também estava desligado. O vapor da água presente na atmosfera quando está acima dos 60% torna o ambiente mais propício à proliferação de fungos, responsáveis pelo aparecimento de mofo e bolor nas peças, tornando os produtos menos atrativos.

Sapatos, mochilas, bolsas, cintos, carteiras e jaquetas de couro mofados são apenas alguns exemplos de itens que podem ser prejudicados com a umidade descontrolada, causando alterações na densidade, superfície, flexibilidade, elasticidade e até o rasgamento das peças.

Roupas, lençóis, toalhas e outros tecidos podem perder a coloração e, consequentemente, sua qualidade. Além disso, os produtos podem ser acometidos por danos irreversíveis, como o surgimento de pontos verdes sobre sua superfície.

Outros produtos vendidos em shoppings como eletrodomésticos e eletrônicos também podem se deteriorar com a umidade em exagero. As televisões, por exemplo, podem sofrer com a condensação de partículas de água em seu interior, provocando alterações na tela e até mesmo interromper seu funcionamento. Em alguns casos, a umidade pode causar curto-circuitos que, em situações graves, podem levar a incêndios.

Como proteger os produtos dos danos da alta umidade em shoppings

Assegurar a qualidade dos produtos para que eles sejam bem recebidos pelo consumidor final é de extrema importância. Afinal, a aparência e a excelência dos itens podem ser fatores decisivos para que o cliente opte ou não por fazer a compra.

Para preservar a integridade dos artigos vendidos em shoppings, é necessário adotar uma boa estratégia, a fim de evitar os prejuízos causados pela alta umidade. O uso do ar condicionado é uma opção aplicada por muitos, mas pode não surtir o efeito desejado, já que ele apenas regula a temperatura do ambiente, sem fazer o controle dos níveis de umidade.

Fazer a limpeza dos itens que estão manchados de mofo com um pano limpo e seco é uma medida que pode parecer resolver a questão de imediato, mas se a raiz do problema não for tratada, o mofo pode persistir.

O controle da umidade relativa do ar é uma medida essencial para evitar o desenvolvimento de microrganismos responsáveis pelo mofo e bolor em tecidos e artigos de couro, além de preservar os equipamentos eletrônicos da deterioração causada pelas gotículas de água presentes na atmosfera. E para regularizar os níveis de umidade, a solução é fazer o uso de um desumidificador de ar Desidrat.

O Desidrat faz a desumidificação do ambiente, retirando o excesso de água e deixando os níveis ideais para a conservação dos itens vendidos. Além disso, o equipamento também ajuda a manter a qualidade do ar já que retém as partículas em suspensão compostas por ácaros, poeira e outros elementos alérgenos, cuidando da saúde de seus clientes e funcionários.

A Thermomatic possui uma grande variedade de desumidificadores de ar, para atender às mais variadas demandas. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba qual é o modelo ideal para o seu negócio.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar