pixel

Tendo um ar condicionado no ambiente, é preciso ter um desumidificador? Por quê?

Sim, pois um equipamento não substitui o outro. Mesmo que ambos utilizem a tecnologia de condensação, existem algumas diferenças básicas entre um desumidificador de ar e um ar-condicionado.

Mas primeiro é preciso entender: o que é umidade do ar?

A umidade relativa do ar é a quantidade de água em forma de vapor dispersa pela atmosfera. Ela influencia a temperatura, a sensação térmica e os períodos de chuva.

Seus valores podem variar de 0 a 100%, quando atinge a quantidade máxima de vapor no ar. Um alto nível de umidade (acima de 65%) é prejudicial à saúde e favorece a deterioração de bens materiais. Sendo assim, desumidificar o ambiente é fundamental.

O desumidificador foi projetado para remover a umidade do ar em excesso, enquanto o ar-condicionado foi projetado com o papel principal de climatizar o ambiente.

Por mais que alguns modelos de ar-condicionado possuam a função dry (também conhecida como função desumidificar) que retira parte da água condensada, seu desempenho para este fim é infinitamente menor do que se comparado a um desumidificador. Na linha Desidrat Design, por exemplo, existem equipamentos residenciais que chegam a retirar do ar até 20 litros de água por dia.

Após muito tempo ligado, o aparelho de ar-condicionado resseca o ambiente, pois não tem controle efetivo sobre a umidade, e quando chegar neste ponto, terá consumido muita energia elétrica. Um ar muito seco é prejudicial para quem sofre com doenças respiratórias, pois causa irritação nas vias aéreas.

Já o desumidificador possui um sensor chamado umidostato, responsável por fazer a leitura constante da umidade. Quando o equipamento atinge o percentual de umidade estipulado, ele entra em modo standy by, mantendo apenas a ventilação ligada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis de umidade considerados ideais para a saúde humana estão entre 50% e 60%. Esse padrão só é mantido através do uso de um desumidificador de ar com umidostato.

O desumidificador faz o controle da umidade de maneira inteligente e economiza energia.

No inverno, o ar-condicionado não costuma ser utilizado e, durante a estação, o controle de umidade é ainda mais necessário. Isso porque devido a menor temperatura, as residências costumam ficar fechadas, o que contribui para o excesso de umidade interna que é evidenciada por banhos quentes, cozimento de alimentos, secagem de roupas dentro de casa, entre outros.

O uso constante do desumidificador pode – e deve – ser feito durante todo o ano, e seu funcionamento não provoca variações incômodas na temperatura do local em que estiver instalado.

Além disso, o uso de desumidificador é fundamental em cômodos com maior incidência de acúmulo de umidade, como banheiros, cozinhas e lavanderias, onde o uso do ar-condicionado não é tão comum e não apresentaria resultados satisfatórios.

Produtos que recomendamos:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar