Como Tirar Mofo da Roupa

Como Tirar Mofo da Roupa
Como Tirar Mofo da Roupa

Tirar aquela jaqueta favorita do armário após muito tempo sem usar e encontrá-la com mofo certamente é uma experiência bem desagradável. Isso porque, além de danificar as peças de roupa e trazer mau-cheiro, o mofo ainda pode prejudicar a saúde respiratória.

E quem mais sofre com isso são as pessoas que possuem rinite, asma, bronquite ou sinusite alérgica, já que os esporos dos fungos (pequenas partículas que estes microrganismos usam para se reproduzir) que formam o mofo, ao entrar em contato com as vias áreas causam crises alérgicas.

Por isso, é essencial não só tirar o mofo das roupas, como também evitar que ele volte a causar problemas. A boa notícia é que tanto remover o mofo, quanto impedir sua presença de forma definitiva, são alternativas possíveis hoje em dia.

Roupa branca com manchas de mofo

Como tirar o mofo das roupas

Existem várias técnicas que podem ajudar a tirar o mofo das roupas com ingredientes encontrados em casa, de forma rápida e prática, que variam dependendo do tipo de mancha e de tecido.

Como tirar mofo da roupa colorida

O bicarbonato de sódio é uma ótima opção para remover o mofo de roupas coloridas e delicadas sem causar danos ao tecido e à cor. Para isso, basta deixar a roupa de molho em um litro de água quente e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio durante uma hora, e depois é só lavar normalmente.

Como tirar mofo da roupa branca

Para remover o mofo das roupas brancas é indicado usar o suco de limão. A receita é muito simples: basta misturar um pouco de limão espremido com sal em um recipiente, até formar uma pasta.

Depois, aplique a solução sobre a mancha de mofo e deixe durante 20 minutos ou até secar completamente. Após cumprir esse passo a passo, lave a roupa normalmente.

Como tirar mofo de jaqueta de couro

Para remover o mofo de peças de couro, sejam elas jaquetas, bolsas, cintos ou mesmo sapatos, a dica é usar um pouco de vinagre branco para remover as manchas. Basta passar um pano umedecido com vinagre por todo o objeto, deixando secar de 2h a 3h em um local arejado.

Depois disso, basta passar um condicionador para couro para hidratar a peça e está pronto.

Jaqueta de couro secando pendurada após remover mofo

Como evitar mofo no guarda-roupa

Após remover as manchas das peças de roupas, é necessário tratar a raiz do problema: o mofo. E para que ele não volte a incomodar, é preciso impedir suas condições de vida.

Os fungos que formam o mofo gostam de locais escuros, mas principalmente úmidos – sem a umidade alta (acima de 65%), eles não conseguem se reproduzir. Por isso, para acabar com o mofo no armário e nas peças de roupa, basta eliminar o excesso de umidade.

E nesse caso, não adianta usar dicas caseiras como pedaços de giz, potes com arroz, saquinhos com café ou outros métodos, pois são apenas medidas paliativas que não resolvem a longo prazo.

Para ir direto no foco da umidade, o ideal é usar um desumidificador de ar. Hoje em dia existem vários modelos de desumidificador para guarda-roupas e armários, como o Desidrat New Compact Íon.

Desumidificador Desidrat New Compact Íon dentro do guarda-roupa

Os desumidificadores de ar Desidrat removem o excesso de umidade com rapidez e apresentam resultados notáveis após as primeiras horas de uso, eliminando os fungos causadores do mofo com eficácia comprovada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

Dessa forma, protegem as roupas, sapatos, bolsas, acessórios e muitos outros bens contra os efeitos da alta umidade e ainda evitam crises alérgicas.

Desidrat é a linha de desumidificadores mais completa do mercado, e tem a solução ideal para o seu problema de umidade. Fale agora com um de nossos consultores e saiba qual é o modelo mais adequado para você.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar