Doenças Respiratórias no Outono

Doenças Respiratórias no Outono
Doenças Respiratórias no Outono

O outono é a estação que faz a transição entre o verão e o inverno, por isso tem características semelhantes às duas estações: as manhãs costumam ser mais quentes e as noites mais frias, com maior ocorrência de chuvas.

As mudanças bruscas de temperatura nesta época do ano aumentam os riscos de infecções respiratórias, já que a baixa umidade do ar externa e a menor dispersão de partículas poluentes ocasionam:

  • a piora na qualidade do ar;
  • irritação das mucosas das vias aéreas;
  • maior circulação de vírus, bactérias e manifestações alérgicas.

Mulher espirrando no outono devido a alergias respiratórias

Principais doenças respiratórias no outono

Com a chegada do outono, as infecções virais se tornam mais frequentes, sendo as gripes e resfriados as mais comuns. Entre os problemas causados estão coriza, espirros, tosse, dores no corpo, dores de cabeça e febre.

Embora geralmente a gripe se cure em poucos dias, pode haver complicações. No Brasil, cerca de 40.000 pessoas são internadas por complicações da gripe anualmente e 10% destes casos resultam em óbitos.

Nesse período, também são comuns as infecções bacterianas como sinusites, otites, amigdalites e até pneumonia.

Para os portadores de doenças crônicas respiratórias como asma, rinite e bronquite, o outono também é sinônimo de incômodos. Isso porque as mudanças de temperatura e os agentes alérgenos como ácaros, poeira, mofo e poluentes são mais comuns nesta época.

De acordo com o Hospital do Coração em São Paulo (HCor), anualmente, os atendimentos a pacientes com doenças respiratórias e cardiovasculares aumentam de 30% a 40% durante o outono e inverno. Idosos e crianças são ainda mais vulneráveis a sofrer com doenças neste período.

Criança resfriada no outono

Como prevenir as doenças respiratórias no outono

Ainda que não seja possível prevenir algumas contaminações, medidas devem ser tomadas para reduzir os riscos. Manter o organismo sempre hidratado e evitar a exposição a baixas temperaturas pode ajudar na prevenção.

No caso de doenças infecciosas por vírus e bactérias, é considerável evitar aglomerações e ambientes fechados, pois a disseminação ocorre através do ar. É importante dar preferência a locais bem ventilados e com poucas pessoas.

Além disso, lavar as mãos e manter a vacinação contra gripe em dia é essencial para evitar infecções.

Já no caso das alergias respiratórias crônicas, não é possível prevenir as doenças, mas pode-se amenizar suas crises com simples atitudes como:

  • evitar a exposição a cigarros, fumaça ou poeira;

  • evitar locais com poluição elevada;

  • manter a casa livre de mofo, ácaros e poeira;

  • controlar a umidade relativa do ar.

O controle da umidade é muito importante no outono, pois quando ela está em equilíbrio evita-se tanto o ressecamento das vias aéreas, quanto a proliferação de alérgenos como ácaros e fungos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis de umidade ideais estão entre 50% e 60%. Esse padrão só consegue ser mantido com o uso de um desumidificador de ar com umidostato – mecanismo que regula a umidade do ambiente nos níveis pré-estabelecidos.

O Desidrat controla a umidade do ar, evitando a presença de mofo, ácaros e bactérias (microrganismos que se desenvolvem em ambientes úmidos - acima de 65% UR) com eficiência comprovada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

Além disso, seu filtro de PVC retém as partículas em suspensão como poeira e pelos de animais, promovendo um ar muito mais saudável.

Saiba mais sobre os benefícios que o Desidrat pode trazer para sua saúde e conheça o modelo ideal para sua casa. Fale agora com um de nossos consultores.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar