Desumidificador para Academia de Artes Marciais

Desumidificador para Academia de Artes Marciais
Desumidificador para Academia de Artes Marciais

Mais do que um conjunto de técnicas para autodefesa, as artes marciais estão ligadas ao desenvolvimento de atividades físicas que proporcionem prazer, satisfação e bem-estar, trazendo grandes benefícios para o corpo e mente. Por isso, modalidades como muay thai, jiu-jitsu, krav magá e judô estão sendo cada vez mais procuradas pelos brasileiros.

Segundo pesquisas divulgadas pelo Ministério da Saúde, em 2018, a procura por lutas mais que dobrou se comparada aos 11 anos anteriores. Atualmente, cerca de 5 milhões de brasileiros praticam esses esportes.

O controle da umidade nas academias de artes marciais é um fator altamente necessário, uma vez que se trata de um local em que a movimentação física intensa se traduz em suor. Por mais que as partículas de água presentes no ar sejam invisíveis a olho nu, elas podem causar grande impacto na prática de atividades físicas.

Como a umidade interfere na prática de artes marciais?

Durante a prática de exercícios físicos como a luta, o aumento metabólico intensifica a produção de calor do corpo. Em repouso, a temperatura corporal é metabolicamente regulada por volta de 37 °C e, ao realizar esforço físico aumenta para 38,5 °C.

Isso só ocorre devido aos mecanismos termorreguladores que evitam que o corpo superaqueça durante a atividade e, com isso, venha a se desidratar e concentrar o fluxo sanguíneo nos órgãos vitais, prejudicando as outras partes do corpo.

Isso sem contar com a frequência cardíaca elevada e a respiração irregular e superficial, sobrecarregando os pulmões, independente do condicionamento físico. Em casos mais graves, a sensação térmica elevada pode até mesmo levar a desmaios.

Para manter o equilíbrio térmico, o suor é naturalmente acionado para levar o excesso de calor que foi produzido para a superfície da epiderme. Porém, o que causa o resfriamento do corpo não é apenas a liberação de suor: sua evaporação é um dos passos mais importantes.

É então que entra a interferência da umidade. Quanto maior a umidade relativa do ar, mais difícil torna-se o processo de dissipação do suor e, com isso, o calor permanece no corpo. Quando está acima de 70%, pode diminuir a performance do lutador em até 20%.

Por se tratar de, em sua maioria, ambientes fechados, os locais de treinamentos dificultam ainda mais a perda da temperatura corpórea durante o treino. Isso ocorre principalmente em esportes como o boxe e o muay-thai, em que é necessário fazer o uso de protetores em pontos de perda de calor como mãos, pés e cabeça. Ou mesmo no jiu-jitsu, em que o kimono ajuda a reter o calor corporal.

Como se não bastasse, a simples presença de uma pessoa em um ambiente já confere 15% de umidade a mais na atmosfera. Ao se exercitar com outras pessoas, esse índice aumenta mais.

Em síntese, o excesso de umidade prejudica a evaporação do suor, aumentando a sensação térmica e diminuindo o desempenho da atividade.

As consequências da alta umidade em academias de artes marciais

Além da perda de performance e aumento do esforço físico do atleta que pode levar a maiores consequências, o excesso de umidade também é responsável pela proliferação de fungos.

Quando está acima de 60%, a umidade torna o ambiente suscetível ao desenvolvimento de mofo e bolor sob as superfícies que, além de causar a deterioração da matéria-orgânica e a desvalorização do espaço, também pode desencadear crises alérgicas de asma, rinite e bronquite, trazendo desconforto aos alunos.

Além disso, algumas classes de fungos também podem causar micoses sob a pele, unhas e cabelos, favorecendo o surgimento de infecções e incômodos. São amplamente estimulados por climas úmidos e quentes.

O suor e a respiração ofegante, causados pelo exercício intenso durante a luta, aumentam a umidade no tatame, propiciando o amplo desenvolvimento de microrganismos causadores de doenças, como a tungíase (popularmente conhecida como bicho-de-pé).

Quando a umidade está acima de 70%, a atmosfera torna-se ideal para o ciclo de vida do parasita Tunga penetrans, que pode infectar os lutadores por meio de seus pés descalços. Causa coceira, dor, desconforto e até mesmo secreções.

O local de armazenagem de equipamentos e vestimentas tais como quimonos, faixas, luvas de boxe, caneleiras, saco de pancadas, boneco, capacete, protetores de orelha, entre outros, é um dos principais lugares sujeitos à ação do mofo que, além de deixar os objetos com odores desagradáveis, também causa sua deterioração.

Objetos e equipamentos de madeira e metal, bem como tecidos, são os mais afetados pelo excesso de umidade, podendo ser danificados de forma irreversível.

Embora a limpeza nestes espaços seja frequente, eles ainda estão suscetíveis à ação dos microrganismos. A prevenção e o controle da umidade são a única forma de evitar os malefícios.

Para suprimir esses riscos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que os níveis de umidade relativa do ar estejam entre 50% e 60%.

Controle a umidade e ofereça um diferencial para seus alunos

O controle da umidade traz mais segurança e bem-estar para alunos de qualquer arte marcial, além de preservar bens materiais e evitar alergias. E para isso, o uso de um desumidificador de ar Desidrat é ideal.

O equipamento é capaz de reter as partículas em suspensão, devolvendo um ar muito mais saudável, livre de microrganismos nocivos. Além disso, o desumidificador de ar monitora e regula a umidade, mantendo-a nos níveis adequados.

A Thermomatic possui uma linha completa de desumidificadores Desidrat que podem atender perfeitamente a academias de artes marciais, independente do porte, com qualidade e eficiência.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Desumidificadores de ar para eliminar excesso de umidade em academia:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar