pixel

Doenças Causadas Pela Umidade Excessiva

Doenças Causadas Pela Umidade Excessiva - FOTO 1
Doenças Causadas Pela Umidade Excessiva - FOTO 1

Todo mundo já ouviu falar em umidade relativa do ar. Provavelmente pela televisão, na hora da previsão do tempo. Mas a questão é: o que isso significa no dia a dia?

A umidade é o vapor presente na atmosfera. Quando ela está em índices muito abaixo ou muito acima do recomendado, alguns efeitos colaterais começam a aparecer. Isso não ocorre apenas “da porta para fora”. Muitos prejuízos também são comuns dentro de casa.

Nos dois extremos, o sistema imunológico reage e aí aparecem ou se agravam as doenças respiratórias. As crianças são geralmente as mais afetadas, já que seus mecanismos de defesa ainda não estão completamente formados.

Vários são os danos que o excesso de umidade pode causar, não apenas para a saúde, mas também em relação a prejuízos de bens materiais. Para prevenir esses problemas, o uso de desumidificadores é uma boa solução.

Mulher sentada na cama, com uma coberta nas pernas, assoando o nariz

O que acontece quando a umidade está alta?

A umidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde é entre 50% e 60%. Quando o índice está acima, há proliferação de fungos e bactérias. Estes, por sua vez, são os agentes causadores de mofo e bolor, o terror das paredes.

Os ácaros também se desenvolvem em locais com umidade elevada. Eles ficam em travesseiros, toalhas e roupas de cama.

Já os fungos, como decompositores de matéria orgânica, costumam se instalar em locais com potenciais fontes de alimento para procriar. Por isso, a madeira é um dos seus focos.

A ação desses microrganismos pode desencadear crises alérgicas, pois ao entrar em contato com o corpo através do ar, o sistema imunológico reage.

O que a umidade pode causar à saúde?

Quando o assunto é mofo, bolor e ácaros, todo tipo de doença respiratória ou alérgica é alvo.

Isso é causado porque os esporos presentes no ar podem comprometer todo o sistema respiratório, responsável por conduzir o oxigênio do ambiente até as células. Para que esse sistema cumpra com a sua função, são acionados vários órgãos e os principais que estão na linha de frente são os pulmões e as cavidades nasais.

Permanecer por muito tempo em áreas em que a umidade do ar está elevada fará com que a retenção de partículas indesejadas pelas cavidades nasais seja muito grande. Isso irá afetar todo o sistema respiratório e favorecer o surgimento de doenças.

A rinite é uma delas, caracterizada pelas crises de espirros em qualquer época do ano. Isso é comum quando são inaladas partículas estranhas ao sistema respiratório. No caso da sinusite existe uma inflamação nas mucosas da região paranasal, que acomete nariz, olhos, maçãs do rosto e testa.

Quando há inflamação dos brônquios, a doença é denominada bronquite. Ela inibe o correto funcionamento do sistema de transporte do ar para dentro e para fora dos pulmões. Considerada uma doença crônica, a asma também está relacionada ao transporte de ar, reforçando sintomas como chiado no peito e dificuldade para fazer exercícios físicos.

Casos mais graves podem evoluir para pneumonia, uma infecção nos pulmões que deixa os sacos aéreos cheios de líquido ou pus. Faringite e tuberculose também são exemplos de doenças que podem ser desencadeadas pelo acúmulo de microrganismos no ambiente.

Quarto com uma cama e um abajur, envolto de vidro, e ao fundo uma parede com mofo

Coriza, tosse intensa, nariz entupido, secreção, dores de cabeça e até mesmo febre são sintomas que podem estar relacionados a problemas respiratórios decorrentes da umidade em excesso.

Como evitar a umidade alta

A melhor maneira de evitar a umidade é através da desumidificação do ambiente.

Esse é o processo responsável por manter o local com a umidade ideal e evitar a proliferação de microrganismos como fungos, ácaros e bactérias.

Um higrômetro mostrando uma temperatura de 24,1º e umidade de 44%

Os desumidificadores de ar são ideais para atender as mais diferentes necessidades. Entre as vantagens, é possível destacar:

  • Evita a proliferação de microrganismos

  • Retém até 90% das partículas em suspensão, conhecida como poeira domiciliar

  • Mantém a umidade dentro dos índices estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, que é entre 50% e 60%.

Um estudo do Instituto de Ciências Biológicas da USP concluiu que o uso dos desumidificadores Desidrat contribuiu para a redução de fungos no ambiente. O resultado prova que a desumidificação proposta pela Thermomatic é testada e aprovada.

Vários são os modelos de desumidificadores, cada um destinado a uma aplicação diferente, mas todos com o mesmo objetivo: melhorar a qualidade do ar.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar