Por Que o Controle de Umidade é Importante para Indústrias?

Por Que o Controle de Umidade é Importante para Indústrias?
Por Que o Controle de Umidade é Importante para Indústrias?

O controle da umidade é um fator de extrema importância para diversos setores industriais. Desde o tratamento das matérias-primas, passando pelos processos de produção, até o armazenamento do produto final, é necessário monitorar e regular os níveis de umidade relativa do ar (UR).

Problemas decorrentes do desequilíbrio da umidade em ambientes industriais são mais comuns do que se imagina. E podem resultar no descarte de materiais, danos em equipamentos e estruturas, entre outros.

Leis e normas que determinam o controle da umidade

O controle da umidade é tão importante que, em alguns segmentos da indústria, existem leis e normas para determinar e fiscalizar a climatização adequada. Órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), são responsáveis por essas regulamentações.

Sendo elas:

Senhor realizando fiscalização

A lista de legislações vigentes que demandam a fiscalização dos níveis de umidade relativa do ar em indústrias é vasta. Estas leis visam garantir a qualidade nos processos industriais, evitando riscos para os consumidores.

Os danos causados pela alta umidade em indústrias

Não é a toa que os níveis de UR são regulamentados e devem ser monitorados em diversos segmentos industriais. Afinal, em excesso, a umidade do ar pode causar inúmeros inconvenientes.

Na indústria de grãos, por exemplo, índices de umidade superiores a 65% favorecem a deterioração de sementes e o ataque de fungos e pragas. Em geral, toda a indústria alimentícia pode sofrer grandes danos por conta de uma atmosfera úmida demais, seja na consistência e sabor dos alimentos ou mesmo ocasionando em sua contaminação biológica.

Outras indústrias, como a de produção têxtil ou de artigos de couro, podem sofrer com o desenvolvimento de mofo e bolor, microrganismos que deterioram os produtos do estoque criando manchas e irregularidades, tornando-os descartáveis.

Máquina costurando

Além disso, a corrosão de equipamentos e máquinas em todos os setores também é facilitada pela alta umidade. Ao ultrapassar 70% de UR, o processo de ferrugem é acelerado, causando a deterioração de materiais de metal.

Os aparelhos eletrônicos também podem ter seu funcionamento comprometido, ao passarem longos períodos expostos ao vapor de água em excesso, presente no ar. Circuitos e baterias podem ser danificados, diminuindo a vida útil destes equipamentos.

Todos esses fatores podem levar a grandes prejuízos financeiros para as indústrias.

Controle a umidade de sua indústria e evite perdas na produção e armazenamento

Existem vários benefícios para corporações que fazem o controle da umidade do ar em suas etapas de produção e estocagem. Além de cumprir as leis e normas vigentes, é possível:

  • Evitar perdas de matérias-primas e produtos finais, diminuindo os custos de produção;

  • Conservar estruturas, impedindo a formação de mofo em paredes;

  • Preservar o maquinário e manter a vida útil de eletrônicos, impossibilitando a formação de ferrugem;

  • Evitar a proliferação de microrganismos danosos;

  • Impedir o empedramento de insumos em pó;

  • Garantir um ar de qualidade;

  • Dentre outras vantagens.

Para garantir a climatização correta, alcançando os padrões de umidade adequados para cada indústria, hoje em dia, é possível contar com amparo tecnológico. Os desumidificadores de ar industriais são a solução ideal para realizar a desumidificação do ambiente de forma prática e eficiente.

A Thermomatic possui desumidificadores de ar Desidrat para atuar em espaços empresariais e industriais de diversos tamanhos, desde os menores espaços até galpões. Além disso, os equipamentos industriais também possuem filtros que retém as partículas em suspensão, melhorando a qualidade do ar.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Confira Desumidificadores de Ar para Indústria:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar