A Importância do Controle da Umidade na Indústria
O controle da umidade é um fator de extrema importância para diversos setores industriais. Desde o tratamento das matérias-primas, passando pelos processos de produção, até o armazenamento do produto final, é necessário monitorar e regular os níveis de umidade relativa do ar (UR).
Problemas decorrentes do desequilíbrio da umidade em ambientes industriais são mais comuns do que se imagina. E podem resultar no descarte de materiais, danos em equipamentos e estruturas, entre outros.
Leis e normas que determinam o controle da umidade
O controle da umidade é tão importante que, em alguns segmentos da indústria, existem leis e normas para determinar e fiscalizar a climatização adequada. Órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), são responsáveis por essas regulamentações.
Sendo elas:
-
RDC n° 44/2009 - Determina o controle de temperatura e umidade na armazenagem de medicamentos na indústria farmacêutica;
-
NBR 14698/2001 e NBR 16673/2018 - Normas que exigem o controle da umidade na indústria de vidros;
-
Portaria Inmetro n° 206/2011 - Exige o controle da umidade em indústrias de extintores;
-
NBR 14725-4 - Fiscaliza o controle de umidade na indústria química;
-
RDC n° 48/ 2013 - Exige que a umidade seja monitorada, registrada e controlada durante a produção de cosméticos.
A lista de legislações vigentes que demandam a fiscalização dos níveis de umidade relativa do ar em indústrias é vasta. Estas leis visam garantir a qualidade nos processos industriais, evitando riscos para os consumidores.
Os danos causados pela alta umidade em indústrias
Não é a toa que os níveis de UR são regulamentados e devem ser monitorados em diversos segmentos industriais. Afinal, em excesso, a umidade do ar pode causar inúmeros inconvenientes.
Na indústria de grãos, por exemplo, índices de umidade superiores a 65% favorecem a deterioração de sementes e o ataque de fungos e pragas. Em geral, toda a indústria alimentícia pode sofrer grandes danos por conta de uma atmosfera úmida demais, seja na consistência e sabor dos alimentos ou mesmo ocasionando em sua contaminação biológica.
Outras indústrias, como a de produção têxtil ou de artigos de couro, podem sofrer com o desenvolvimento de mofo e bolor, microrganismos que deterioram os produtos do estoque criando manchas e irregularidades, tornando-os descartáveis.
Além disso, a corrosão de equipamentos e máquinas em todos os setores também é facilitada pela alta umidade. Ao ultrapassar 70% de UR, o processo de ferrugem é acelerado, causando a deterioração de materiais de metal.
Os aparelhos eletrônicos também podem ter seu funcionamento comprometido, ao passarem longos períodos expostos ao vapor de água em excesso, presente no ar. Circuitos e baterias podem ser danificados, diminuindo a vida útil destes equipamentos.
Todos esses fatores podem levar a grandes prejuízos financeiros para as indústrias.
Controle a umidade de sua indústria e evite perdas na produção e armazenamento
Existem vários benefícios para corporações que fazem o controle da umidade do ar em suas etapas de produção e estocagem. Além de cumprir as leis e normas vigentes, é possível:
-
Evitar perdas de matérias-primas e produtos finais, diminuindo os custos de produção;
-
Conservar estruturas, impedindo a formação de mofo em paredes;
-
Preservar o maquinário e manter a vida útil de eletrônicos, impossibilitando a formação de ferrugem;
-
Evitar a proliferação de microrganismos danosos;
-
Impedir o empedramento de insumos em pó;
-
Garantir um ar de qualidade;
-
Dentre outras vantagens.
Para garantir a climatização correta, alcançando os padrões de umidade adequados para cada indústria, hoje em dia, é possível contar com amparo tecnológico. Os desumidificadores de ar industriais são a solução ideal para realizar a desumidificação do ambiente de forma prática e eficiente.
A Thermomatic possui desumidificadores de ar Desidrat para atuar em espaços empresariais e industriais de diversos tamanhos, desde os menores espaços até galpões. Além disso, os equipamentos industriais também possuem filtros que retém as partículas em suspensão, melhorando a qualidade do ar.