pixel

Como Reduzir a Umidade do Ambiente

Como Reduzir a Umidade do Ambiente - FOTO 1
Como Reduzir a Umidade do Ambiente - FOTO 1

O excesso de umidade no ambiente é um transtorno mais comum do que se imagina. Isso porque, além do clima tropical do Brasil, que já possui alto teor de umidade relativa do ar, alguns fatores podem influenciar ainda mais a situação.

Imóveis localizados em regiões litorâneas ou próximas a florestas, são naturalmente mais úmidos, porém não são os únicos que sofrem com a alta umidade. Qualquer edificação é passível de sofrer com o período de chuvas - que pode elevar a umidade relativa do ar para 100%.

Além disso, atitudes do dia a dia, como tomar banhos quentes, cozinhar, secar roupas em casa ou mesmo deixar o ambiente fechado, sem ventilação natural e pouca iluminação, são ações que agravam os incômodos causados pela alta umidade.

Esses problemas devem ser tratados de imediato, pois podem trazer consequências graves, tanto para a saúde, quanto para os bens materiais da casa.

Chuveiro produzindo alta umidade em casa

Os problemas da alta umidade dentro de casa

Quando a umidade relativa do ar ultrapassa os 65%, ela pode oferecer uma série de riscos para o imóvel: desde o descascamento das pinturas de paredes e teto, à incidência de bolhas e infiltrações, e o estufamento de móveis de madeira.

Além disso, os eletrônicos e eletrodomésticos também podem ter seu funcionamento prejudicado, diminuindo sua vida útil, e sofrerem deterioração devido à ferrugem.

Isso sem contar que a alta umidade propicia o surgimento de fungos – que compõem o mofo e o bolor, – que danificam permanentemente móveis, roupas, sapatos, papéis e documentos, estragam alimentos, e ainda causam alergias.

Mas sem dúvida, o maior prejuízo que a alta umidade traz é para a saúde. Quem sofre de problemas respiratórios como asma, bronquite, rinite alérgica e sinusite acaba tendo crises mais frequentes, por conta dos ácaros – microrganismos que desencadeiam alergias respiratórias e se reproduzem em abundância com a umidade relativa acima de 65%.

Como reduzir a umidade do ambiente?

Existem algumas maneiras que podem ajudar a diminuir a umidade em ambientes fechados eficientemente. Confira:

1. Aumente a ventilação

Abra as janelas e portas do cômodo com frequência para que a luz natural entre e a ventilação seja renovada. Mas tome cuidado, pois em dias de chuva, essa ação pode aumentar a umidade em casa.

Mulher abrindo a janela para aumentar a ventilação do ambiente

2. Evite que os móveis fiquem encostados na parede

A parte traseira dos móveis recebe pouca ventilação e luminosidade, e pode acumular ainda mais umidade se estiver encostado à parede. Por isso, posicione o móvel com uma pequena distância da superfície.

3. Cuide dos vazamentos e infiltrações

De nada adianta tentar remover a umidade, se os focos dela continuarem ativos. Sendo assim, consertar os vazamentos antes de tirar a umidade é essencial. O uso de uma tinta impermeabilizante pode ser útil para prevenir infiltrações.

4. Use um desumidificador de ar

O desumidificador de ambientes é o equipamento mais adequado para combater a umidade em excesso em locais fechados. Através da condensação, ele remove o vapor de água do ambiente, conduzindo para um reservatório.

São muito mais econômicos do que potes de sílica e outras medidas paliativas que prometem acabar com os problemas da umidade, mas nunca duram por muito tempo.

E embora muitas pessoas pensem que a função "desumidificar" do ar condicionado seja uma boa opção, o equipamento não é indicado para essa função, já que não possui mecanismos para controle da umidade relativa, não dando conta de resolver o problema de forma eficaz.

De acordo com a OMS, o ideal para a saúde humana é que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 60%. Esses níveis só são alcançados com o uso de um desumidificador de ar com umidostato - mecanismo que regula a umidade.

O Desidrat reduz a umidade do ambiente de acordo com os níveis recomendados e ainda auxilia na secagem de roupas, paredes e estruturas, evitando a proliferação de fungos e ácaros, conforme atestado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Assim, sua casa fica sempre livre dos males causados pela umidade.

Saiba mais sobre os benefícios que o Desidrat pode trazer e conheça o modelo ideal para sua casa. Fale agora com um de nossos consultores.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar