Por Que Eu Preciso de um Desumidificador de Ar?

Por Que Eu Preciso de um Desumidificador de Ar?
Por Que Eu Preciso de um Desumidificador de Ar?

O excesso de umidade do ar em uma residência, comércio ou indústria nunca é um bom sinal, já que vem sempre acompanhado por diversos problemas, seja para os bens materiais, para as estruturas do edifício ou mesmo para a saúde.

Embora a baixa umidade seja disseminada como a vilã da história, a alta umidade também é muito prejudicial e pode desencadear uma série de problemas respiratórios.

Por que desumidificar o ar?

Quando a umidade relativa do ar está em excesso (acima de 65%), o ambiente fica propício à proliferação de microrganismos nocivos, como os fungos. Estes são responsáveis por desenvolver o mofo e o bolor, que deterioram materiais orgânicos, tais como:

Mas, além disso, os fungos podem trazer prejuízos para um bem ainda maior: a saúde. Seus esporos (pequenas estruturas transportadas pelo ar que os fungos utilizam para se reproduzir) são altamente alérgenos.

Quando entram em contato com as vias aéreas, estas partículas causam crises respiratórias, especialmente em pessoas que possuem doenças como asma, bronquite, rinite e sinusite alérgica.

esporos de fungos

Além disso, outros microrganismos que também amam ambientes úmidos são os ácaros. Esses aracnídeos microscópicos também têm um alto poder de desencadear crises alérgicas em portadores de doenças respiratórias – cerca de 90% das alergias respiratórias são provocadas por eles.

E se os fungos e ácaros não forem convincentes o suficiente, existem ainda outros motivos para desumidificar o ar em casa. Afinal, o excesso de umidade também pode causar:

  • Condensação em tetos, vidros e paredes;

  • Estufamento de móveis de madeira;

  • Ferrugem em metais;

  • Bolhas e infiltrações;

  • Descascamento de pintura de paredes e tetos;

  • Deterioração de livros, documentos, fotos, e outros papéis;

  • Danos em equipamentos eletrônicos;

  • Mau cheiro

  • Entre outros.

Parede com mofo e descascamento da pintura devido à alta umidade

Como saber se eu preciso de um desumidificador de ar?

Se a residência apresentar qualquer um desses problemas, um desumidificador de ar é mais que essencial para garantir um ar saudável e proteger os bens contra os danos da umidade.

Regiões mais úmidas como litorais, e locais cercados por árvores como casas de campo, já sofrem naturalmente com a alta umidade da área, por isso é necessário o uso de um desumidificador.

Mas, independente da região, pode haver a necessidade de um desumidificador, já que, diariamente se produz umidade em excesso através de atividades comuns, como tomar banhos quentes, cozinhar e lavar roupas. Isso sem contar com o período de chuvas que tende a aumentar essa umidade ainda mais.

E por mais que o local conte com um ar-condicionado que possua a função “desumidificação”, o aparelho pode não dar conta, já que não possui mecanismos que controlam efetivamente a umidade, somente a temperatura. Dessa forma, pode acabar deixando o ar seco demais.

Desumidificador de ar Desidrat Plus 300 controlando a umidade em sala de estar

Benefícios do uso de um desumidificador de ar

Usar um desumidificador de ar pode trazer inúmeros benefícios, não só para a residência, mas também para a saúde de quem vive ali.

Os modelos que contam com umidostato (mecanismo que regula a umidade) mantém o ambiente controlado entre os níveis estabelecidos, sem ressecar o ar – de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o padrão ideal é entre 50% e 60%, níveis que só podem ser alcançados com a desumidificação.

Ao controlar a umidade nestes níveis, os incômodos causados pelo ar demasiadamente úmido são cessados, dando adeus ao mofo, aos ácaros, ao estufamento de móveis e outros problemas. E não é só isso: com o desumidificador também é possível acelerar a secagem de roupas, tintas de parede e mais.

Os desumidificadores de ar Desidrat estão há mais de 36 anos no mercado oferecendo a melhor solução para o excesso de umidade. O Desidrat impede a proliferação de fungos e ácaros com eficiência comprovada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

Além de evitar a presença de microrganismos nocivos à saúde, o Desidrat ainda garante um ar muito mais saudável já que possui filtro de PVC que retém impurezas em suspensão.

Melhore a qualidade do ar, preserve seus bens materiais e a saúde de quem você ama com os desumidificadores de ar Desidrat!

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Melhore a qualidade do ar com os desumidificadores de ar Desidrat!

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar