Desumidificador para Indústria Aviária

Desumidificador para Indústria Aviária
Desumidificador para Indústria Aviária

De origem familiar, a avicultura é hoje uma atividade responsável por movimentar milhões de reais na economia brasileira. A criação das aves e a obtenção de peças de corte de qualidade requer do avicultor atenção às instruções técnicas necessárias para garantir as condições ideais à criação de aves com segurança e qualidade.

Exigência para um ambiente seguro à criação das aves, o controle de umidade é um dos fatores exigidos dentro do manejo do sistema para otimizar o desempenho dos aviários. Qualquer variação de temperatura e umidade pode resultar em problemas de saúde e até levar à morte das aves.

No ano de 2018, o Brasil se consolidou como o segundo maior produtor mundial de carne de frango. O país produziu 13,5% do valor total, equivalente a 12,8 milhões de toneladas. Além disso, também se classifica como o maior exportador, trabalhando para mais de 150 mercados.

A qualidade da carne se deve ao modo como os animais vivem. E, diante da umidade alta, os atributos do alimento são alterados, doenças fúngicas de pele podem acometer o frango e a carne pode não servir para a venda, provocando perdas e prejuízo financeiro em larga escala.

A umidade do ar é fundamental nesse aspecto, já que para um bom resultado da indústria, é importante que os aviários sejam climatizados da forma correta.

Controle de qualidade dentro de aviários

Além de seguir as diretrizes básicas do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que o registro de abertura de um aviário seja concedido, se ater às dimensões necessárias para áreas de criação, seguir as rotinas de manejo e ainda seguir as práticas corretas de limpeza, proprietários e gestores devem monitorar e seguir parâmetros de umidade do ambiente.

O controle de temperatura nos aviários é de grande importância, já que os animais possuem diferentes níveis de conforto térmico, que variam com a idade. Os frangos que estão nas primeiras semanas de vida, por exemplo, possuem temperatura corporal de 31°C a 33°C. Já os animais em fase adulta chegam a 41°C.

O setor da EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária responsável por suínos e aves indica que dentre os fatores de higienização da produção de frangos e cortes está o nível de umidade relativa do ar entre 50% e 70%.

Se a umidade do ar e a temperatura forem muito altas para o animal, ele diminui a ingestão de alimentos, levando a perda de peso em frangos de corte. Nas galinhas, este clima inapropriado afeta a produção de ovos e faz com que eles percam qualidade, sendo gerados com a casca mole.

Um exemplo de lugar com temperaturas muito altas que podem interferir no desenvolvimento do animal é Pernambuco. O estado é o maior produtor de ovos do Nordeste, com até 10 milhões diários. Como a região é conhecida pelo calor que faz, a umidade do ar é muito alta, tornando necessário o uso de um desumidificador de ar.

Uso do Desidrat para controle de umidade nos aviários

Os desumidificadores de ar Desidrat auxiliam no controle da umidade do ar dos aviários. Como o armazenamento correto das aves é fundamental para que a indústria não possua prejuízos em sua produção, o equipamento é necessário para manter os níveis de umidade corretos em cada etapa da vida das aves.

O uso dos desumidificadores da Thermomatic também são necessários no armazenamento do produto antes de chegar ao consumidor. A Salmonella, por exemplo, é uma bactéria conhecida por se desenvolver na carne de frango e causar intoxicação alimentar, podendo desencadear graves problemas de saúde para quem a consome.

No entanto, a bactéria da Salmonella só se desenvolve em ambientes cuja umidade relativa é maior que 90%.

A importância de utilizar um desumidificador Desidrat acompanha o produtor de aves desde o nascimento do pintinho até o armazenamento das carnes, impedindo a proliferação de bactérias e fungos na pele do frango, nos alimentos e prezando pela saúde das aves e do consumidor.

Para saber mais sobre os desumidificadores, entre em contato com um de nossos consultores.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores para controle de umidade na criação e armazenamento de aves:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar